Sensor de luz noturna com LDR
Por: Ana Mecena • 10/5/2018 • Ensaio • 1.101 Palavras (5 Páginas) • 500 Visualizações
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
SENSOR DE LUZ NOTURNA COM LDR
IG2A/B
Campo Mourão, 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVO ESPECÍFICO 5
MATERIAIS UTILIZADOS 6
METODOLOGIA E MÉTODOS 6
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
Ondas Eletromagnéticas 6
Espectro eletromagnético 7
Lâmpada noturna com LDR 7
O que é um LDR? 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
INTRODUÇÃO
O interesse em dispositivos sensíveis à luz aumentou drasticamente nos últimos anos. O sensor de luminosidade é um equipamento eletrônico capaz de regular o funcionamento de um dispositivo elétrico/eletrônico qualquer, mediante a quantidade de luz irradiada no ambiente.
Costuma ser aplicado para:
Economia de energia;
Iluminação pública;
Controle de iluminação em ambientes abertos ou fechados;
As ondas são pulsos energéticos que se propagam no espaço e transportam energia. Elas podem ser de dois tipos: ondas mecânicas ou ondas eletromagnéticas. O equipamento feito foi sobre ondas eletromagnéticas e teve como base, ondas transmissoras de sensor LDR (Resistor Dependente de Luz) em luz noturna, onde ao escurecer a região a luz se acende e ao encanecer a luz se apaga, muito utilizado em postes de luz, para economia de energia e até como decoração em luz de jardins, por exemplo. O trabalho realizado mostrará então seu funcionamento.
OBJETIVO GERAL
Aplicar ondas eletromagnéticas em um projeto.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Acendimento de uma lâmpada a partir de um sensor LDR fazendo com que quando anoiteça, a luz acenda automaticamente, e se desligue ao amanhecer.
MATERIAIS UTILIZADOS
Placa de fenolite
Diodo (4 unidades)
Potenciômetro de 100k
Chave eletrônica
Lâmpada
LDR
Fusível
Bocal
Tomada
Semi metal
METODOLOGIA E MÉTODOS
O potenciômetro e os diodos foram soldados na placa de fenolite. Após, foi feito uma ligação com o LDR, fusível e o bocal da lâmpada.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Ondas Eletromagnéticas
As ondas são pulsos energéticos que se espalham no espaço conduzindo energia. A eletromagnética está em toda parte, espalhando no vácuo a todo o momento. Pois tudo o que existe tem eletromagnetismo. A energia elétrica surge da oscilação dos átomos que estão na composição de todos os corpos. A velocidade de propagação das ondas no vácuo é de aproximadamente 300.000 km/s. As características das ondas eletromagnéticas são as seguintes:
São formadas pela combinação de campos elétricos e magnéticos variáveis;
O campo elétrico e o campo magnético são perpendiculares;
O campo elétrico e o magnético são perpendiculares à direção de propagação, o que significa que são ondas transversais;
A velocidade de propagação dessas ondas no vácuo é c = 3x10-8 m/s;
Ao propagar em meios materiais, a velocidade obtida é menor do que quando a propagação ocorre no vácuo.
Espectro eletromagnético
O espectro eletromagnético é onde estão representadas as faixas de frequências ou comprimentos de ondas que caracterizam os diversos tipos de ondas eletromagnéticas, como a luz visível, as micro-ondas, as ondas de rádio, radiação infravermelha, radiação ultravioleta, raios x e raios gama.
O comprimento de uma onda eletromagnética é que determina seu comportamento. Ondas de alta frequência são curtas, e as de baixa frequência são longas. Se a onda interage com uma única partícula ou molécula, seu comportamento depende da quantidade de fótons que ela carrega.
Lâmpada noturna com LDR
Este projeto propõe ligar um sistema de iluminação automático ao anoitecer de desligá-lo ao amanhecer. Podendo usar em um lar, lojas, indústrias, jardim.
O sistema tem base que pode controlar até 300 watts de lâmpadas em rede de 110 v e o dobro em rede 220 v. O circuito usa como sensor um LDR, que quando se escurecer dispara o SCR e com isso acendesse a lâmpada.
Figura 1: Esquema do circuito do sensor de luz com LDR
O que é um LDR?
LDR (Resistor Dependente de Luz) é um resistor que mostra mudança em sua característica de resistência elétrica quando sujeitado a luz. Também conheço de “foto resistor”, mostra
...