Sistema Especialista
Artigos Científicos: Sistema Especialista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Roni10 • 4/10/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
Um Sistema Especialista (SE) é uma aplicação da área da Inteligência Artificial que toma as decisões ou soluciona problemas em um domínio de aplicação, pelo uso de conhecimento e regras heurísticas, definidas por especialistas em um domínio específico.
Os sistemas especialistas trabalham com problemas, que para serem solucionados, precisam de uma base de conhecimentos do domínio de aplicação. Estes sistemas exploram um ou mais mecanismos de raciocínio para aplicar seu conhecimento aos problemas que têm diante de si.
Para se construir um Sistema Especialista são necessários 4 componentes. São estes:
- Base de conhecimento: O primeiro passo do SE, que contém o conhecimento fornecido pelo especialista que será utilizado nas decisões referente ao domínio da aplicação.
- Interface com o usuário: Este é o componente responsável pela comunicação do sistema com o usuário. Pode ser representado na forma de textos, janelas ou interface gráfica.
- Mecanismo de inferência: É o algoritmo utilizado para efetuar buscas na base de conhecimento. Os 2 algoritmos comumente utilizados são o encadeamento para frente e o encadeamento reverso.
- Explicação do raciocínio: É através deste componente que o usuário recebe informações sobre uma decisão que o sistema tomou ou sobre o conhecimento armazenado na base de conhecimento.
O uso de SE são aplicados em várias áreas da ciência. Alguns exemplos de sistemas especialistas na área de saúde são:
MYCIN: sistema desenvolvido na Universidade de Stanford/EUA, que tem como objetivo diagnosticar doenças infecciosas e propor uma terapia adequada. O MYCIN foi projetado para dar aos médicos parecer comparável ao que obteriam consultando um médico especializado em infecções de bacteriemia e meningite. O êxito em centenas de casos confirmou sua competência em identificar os agentes infecciosos, escolher doses convenientes de medicamentos eficazes e recomendar exames de diagnóstico adicionais.
QMR: o sistema denominado Quick Medical Reference desenvolvido na Universidade de Pittsburgh tem como objetivo diagnosticar doenças a partir de um conjunto de sinais e sintomas.
HELP: sistema do LSD Hospital, situado na cidade de Salt Lake City, que tem como finalidade monitorar as doenças infecciosas utilizando dados laboratoriais de pacientes.
ILLIAD: o sistema denominado Applied Medical Informatics foi desenvolvido na Universidade de Utah, situada em Salt Lake City, e foi desenvolvido como uma ferramenta para estudantes de medicina e residentes com o objetivo de fornecer diagnósticos diferenciais.
...