Sistema de Corta Fogo em Obras
Por: annamanini • 20/6/2016 • Trabalho acadêmico • 4.280 Palavras (18 Páginas) • 337 Visualizações
PROTEÇÃO SOLUÇÕES INDUSTRIALIZADAS CORTA FOGO
(MARQUELAINE)
Ao apresentarmos a proposta sobre Proteção corta fogo, a necessidade da utilização dos sistemas de proteção contra incêndios acompanha o aumento das edificações em seu tamanho, fluxo diário de pessoas e complexidade. Para alcançar o objetivo de preservar vidas e garantir a integridade das nossas edificações no caso de um incêndio, apresentaremos algumas soluções industrializadas contra fogo e o conhecimento das medidas de proteção é fundamental.
São soluções encontradas que resistem ao fogo, utilizada com a finalidade de garantir proteção contra incêndios, também impedindo a passagem de fogo ou fumaça entre compartimentos, facilitando a fuga de pessoas e resgates. São completas para sistemas de segurança corta fogo, residenciais, comerciais, industriais e institucionais. Pode ser dividida em ativa e passiva, uma não substituindo a outra, pois as duas em conjunto são muito mais eficazes, tem propriedade de um material ou elemento construtivo de resistir ao fogo, atuando de modo distinto e garantindo a segurança das pessoas e do patrimônio.
(ANNA CAROLINA )
Uma das piores características de um incêndio é que, infelizmente, o fogo costuma se alastrar muito rápido, pelo local em questão, consumindo tudo que encontra pela frente e dificultando seu combate. Dependendo dos materiais envolvidos na sua origem, essa condição pode, até, se agravar.
“A compartimentação nas edificações é qualquer barreira que impede ou limita a propagação das chamas de um ambiente para outros adjacentes“ (NFPA-National Fire Protection Association Handbook)
Um processo de compartimentação consiste em dividir um espaço, sem, necessariamente, separá-los, por completo. Pode-se “compartimentar” determinado ambiente, sem deixá-los ausentes de relação entre si e tem como finalidade impedir que um incêndio, caso ocorra, consiga se espalhar por outros espaços; isto é, a compartimentação funciona como uma porta corta fogo, mas de proporções bem maiores e materiais diferentes.
Com a compartimentação, o fogo não arranja espaço para se propagar, ficando “preso”, somente, em um ambiente, o que evita que ele entre por outras partes e, assim, possibilita que o corpo de bombeiros chegue a tempo para efetuar o combate ao incêndio.
(JULIVAN)
A compartimentação perde a sua função na presença de qualquer fenda ou abertura desprotegida e é necessária pois:
• Contém o fogo e a fumaça;
• Minimiza ou reduz o risco de perdas humanas e materiais;
• Protege as rotas de fuga;
• Auxilia na tentativa de combate ao fogo.
(CAMILA DIAS)
“IV - proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra-fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização; (CLT - Art. 200 - Das Outras Medidas de Proteção ; Incluído conforme Lei nº 6.514, de 22.12.1977) ”
O referido artigo, especificamente no inciso IV, dispõe sobre a proteção contra incêndio em geral e as medidas preventivas adequadas, com exigências ao especial revestimento de portas e paredes, construção de paredes contra fogo, diques e outros anteparos, assim como garantia geral de fácil circulação, corredores de acesso e saídas amplas e protegidas, com suficiente sinalização.
Velocidade de propagação da fumaça :
Com isso foram criadas soluções de proteção que foram divididas em dois grupos: Proteção Passiva e Proteção Ativa.
(SILAS)
Proteção Passiva (sem necessidade de acionamento para desempenhar a segurança)
1) Materiais de acabamento e revestimento internos e externos tratados
Com tintas e vernizes antichamas para controle de combustibilidade e fumaça aumentam a segurança das edificações dependendo da variação de fabricante o padrão que todas devem oferecer seria que sejam resistentes à propagação da chama, com baixa emissão de fumaça, não emitindo gases tóxicos nem corrosivos durante a queima atendendo NBR 9442/1986; podendo ser aplicado nos seguintes materiais: Madeira, Metal, Alvenaria, Tecidos, Isopor, Drywall, Fibra de Vidro, Fibra de Carbono, Lã de Rocha, Palha e Sapê. A tinta ainda impede a rápida propagação do fogo, pois o método utilizado pela pintura eletrostática dispensa o uso de solventes, produto muito inflamável.
O preço varia de R$ 225,00 a R$ 281,00 por balde de 3,6 Litros.
Temos o exemplo da tinta Selak aplicada em DrayWall :
(KLEDERSON)
2) Estruturas metálicas.
O aço estrutural, apesar de sua robustez e benefícios de suportar elevadas cargas de peso sobre os pilares e as vigas, é uma material que ao ser exposto a elevadas temperaturas, perde a sua resistência a partir dos 500º C. Pela curva do incêndio padrão, as temperaturas podem atingir até 1000º C durante um incêndio, e, portanto, o aço estrutural deve ser protegido adequadamente. A proteção das estruturas metálicas devem ser realizadas com revestimento intumescente resistente por mais tempo ao fogo antes do colapso; podem ser realizadas através de 3 métodos que o mercado ao longo do tempo aderiu. Ressalto que cada método pode ser mais ou menos adequado a cada situação.
a) Revestimento Intumescente
Amplamente utilizado na Europa e EUA, é um material com a mesma aparência e acabamento das pinturas convencionais, no entanto, com propriedades que permite a proteção contra o fogo por até 120 minutos. Ao entrar em contato com temperaturas superiores a 200º C, o revestimento intumescente se expande por múltiplas vezes o seu tamanho, protegendo
...