Ensino médio integrado ao técnico de Edificações Gerenciamento e Implantação de Obras: Sistema 5S.
Por: Kaue Trolesi • 3/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.682 Palavras (7 Páginas) • 474 Visualizações
Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti
ETECVAV
Ensino médio integrado ao técnico de Edificações
Gerenciamento e Implantação de Obras:
Sistema 5S.
Nomes: Ariza Lopes nº03
Kauê Lopes Trolesi nº17
Série: 3ºB
Professores: Marcus Trippe e Pedro Norberto.
Jundiaí – SP
2016
SUMÁRIO
CONCEITO.................................................................................................................03
DESENVOLVIMENTO................................................................................................04
Sensos do 5S.............................................................................................................04
Cuidados com a aplicação do 5S...............................................................................08
DIRECIONAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL........................................................09
CONCLUSÃO.............................................................................................................13
CONCEITO
O 5S surgiu nas empresas do Japão, durante a reconstrução do país depois da segunda guerra mundial. Depois da guerra, os japoneses receberam orientação de especialistas americanos para o controle da qualidade.
O conceito de 5S possui como base as cinco palavras japonesas. As palavras são Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que para o português foram traduzidas como “sensos”. São eles: senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de saúde e senso de autodisciplina.
Figura 1- Esquema resumo de cada um dos 5s.
Fonte: (http://universodalogistica.blogspot.com.br/2010/04/metodologia-5ss-o-que-e-qual-o-conceito.html)
DESENVOLVIMENTO
O objetivo do 5S é contribuir para uma gestão mais democrática, na qual a participação e o envolvimento de todos criam um bem-estar no ambiente de trabalho, proporcionando uma melhoria na qualidade dos serviços e facilitando a implantação de outros programas dentro da empresa, trazendo benefícios tanto para as empresas, como um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, a participação de todos, redução de desperdícios, retrabalhos e de custos, melhora a qualidade e a produtividade, e para os operários há a melhora a qualidade de vida, crescimento profissional e pessoal, estimula o trabalho em equipe, aumenta o comprometimento com resultados, e é uma fonte de conhecimento e oportunidades.
Sensos do 5S
Para um esclarecimento dos 5s, está citada a representação de cada um deles:
1- SEIRI – Senso de Utilização
Significa utilizar materiais, ferramentas, equipamentos, dados, etc. com equilíbrio e bom senso. Onde é realizado o descarte de tudo aquilo considerado dispensável para realização das atividades. Com este senso se consegue garantir:
Ganho de espaço;
Facilidade de limpeza e manutenção;
Melhor controle dos estoques;
Redução de custos;
2- SEITON – Senso de Organização
O senso de organização pode ser interpretado como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de maneira que possam ser acessadas e utilizadas imediatamente. Para isto devem-se fixar padrões e utilizar algumas ferramentas bem simples como painéis, etiquetas, estantes, etc. Tudo deve estar bem próximo do local de uso e cada objeto deve ter seu local específico. Pode-se identificar como resultados do senso de organização:
Economia de tempo;
Facilidade na localização das ferramentas;
Redução de pontos inseguros.
3) SEISO – Senso de Limpeza
Este senso define a importância de eliminar a sujeira, resíduos ou mesmo objetos estranhos ou desnecessários ao ambiente. O senso de limpeza pode ir além do aspecto físico, abrangendo também o relacionamento pessoal onde se preserva um ambiente de trabalho onde impere a transparência, honestidade, franqueza e o respeito. A aplicação do senso de limpeza traz como resultado:
Ambiente saudável e agradável;
Redução da possibilidade de acidentes;
Melhor conservação de ferramentas e equipamentos;
Melhoria no relacionamento interpessoal.
4- SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde
O senso de padronização é traduzido na fixação de padrões de cores, formas, iluminação, localização, placas, etc. Como abrange também o conceito de saúde, é importante que sejam verificados o estado dos banheiros, refeitórios, salas de trabalho, etc. Este senso tem como principal finalidade manter os 3 primeiros S’ (seleção, ordenação e limpeza) de forma que eles não se percam. Podem-se evidenciar como principais resultados da aplicação deste conceito:
Facilidade de localização e identificação dos objetos e ferramentas;
Equilíbrio físico e mental;
Melhoria de áreas comuns (banheiros, refeitórios, etc);
Melhoria nas condições de segurança.
5- SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina
Esta etapa é definida pelo cumprimento e comprometimento pessoal
...