Sistemas Operacionais
Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Loki • 28/10/2013 • 333 Palavras (2 Páginas) • 622 Visualizações
1. Como funciona o esquema de multiprogramação com partições fixas. Por que ele apresenta um sério problema quando trabalha-se com filas de entradas separadas.
Consiste em dividir a memória existente em n partições fixas, podendo ser de tamanhos diferentes. Essas partições poderiam ser criadas ao inicializar o sistema pelo operador.
O problema é que pode ocorrer que uma partição grande esteja sem utilização, enquanto que diversos processos estão aguardando para utilizar uma partição menor.
2. Pra que servem os registradores base e limite?
• Utilizados em versões simples da realocação dinâmica
• Limitam o endereçamento de um processo
3. Qual a principal diferença entre o modelo de multiprogramação com partições fixas e o modelo de multiprogramação com troca de processos.
• Multiprogramação com Partições Fixas: Ela é a maneira mais simples de implementar a multiprogramação, em termos de memória, é dividir a mesma, primeiramente em uma parte para uso do sistema operacional e outra para uso dos processos de usuários.
• Multiprogramação com troca de processos: Mais complexa. Em um sistema de batch, desde que se mantenha a UCP ocupada o máximo de tempo possível, não há necessidade de se complicar o método de gerenciamento de memória. Mas num sistema de time-sharing, onde muitas vezes existe menos memória do que o necessário para manter todos os processos de usuário, então é preciso que uma parte dos processos seja temporariamente mantida em disco. Para executar processos que estão no disco, eles devem ser enviados para a memória, o que significa retirar algum que lá estava. Este processo é denominado troca.
4. Qual a principal desvantagem do gerenciamento de memória com mapa de bits?
Quanto um processo necessita de n unidades de alocação, o gerenciador de memória deve encontrar uma sequência de n bits 0, o que se constitui um processo lento.
5. Diferencie os algoritmos first fit e next fit.
• First fit ( primeiro que couber) – procura uma lacuna grande suficiente.
• Next fit (próximo que melhor couber) – parecido com o anterior só que inicia a pesquisa na lisa a partir de onde parou.
...