Sistemas Operacionais
Monografias: Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoiceRocha • 7/3/2014 • 397 Palavras (2 Páginas) • 445 Visualizações
1- Dentro do contexto de fortemente acoplados, quais os problemas enfrentados com o multiprocessamento?
Com o multiprocessamento, novos problemas de concorrência foram introduzidos, pois vários processadores podem estar acessando as mesmas áreas de memória. Alem disso, existe o problema de organizar de forma eficiente os processadores, a memória e os periféricos. Uma consequência do multiprocessamento foi o surgimento dos computadores voltados, principalmente, para processamento cientifico, aplicado, por exemplo, ao desenvolvimento aeroespacial, prospecção de petróleo, simulações, processamento e imagens e CAD.
2- Descreva
*Sistemas Assimétricos
*Sistemas Simétricos
-Sistemas Assimétricos Somente um processador (mestre) pode executar serviços do sistema operacional, como, por exemplo, realizar operações de entrada/saída. Sempre que um processador do tipo escravo precisar realizar uma operação de entrada/saída, terá de requisitar o serviço ao processador mestre. Dependendo do volume de operações de entrada/saída destinadas aos processadores escravos, o sistema pode ser tornar ineficiente, devido ao elevado numero de interrupções que deverão ser tratadas pelo mestre.
-Sistemas Simétricos O multiprocessamento simétrico, ao contrario da organização mestre/escravo, implementa a simetria dos processadores, ou seja, todos os processadores realizam as mesmas funções. Apenas algumas poucas funções ficam a cargo de um único processador, como por exemplo, a inicialização (boot) do sistema. No sistema simétrico, um programa pode ser executado por qualquer processador, inclusive por vários processadores ao mesmo tempo (paralelismo).
3- Em se tratando de sistemas assimétricos e simétricos, qual dos sistemas citados e o mais eficiente e por quê?
Os sistemas simétricos são mais poderosos que os assimétricos, permitindo um melhor balanceamento do processamento e das operações de entrada/saída, apesar de sua implementação ser bastante complexa.
4- Qual a diferença fundamental entre exceção e interrupção?
A diferença fundamental entre exceção e interrupção é que a primeira e gerada por um evento síncrono, enquanto a segunda é gerada por eventos assíncronos. Um evento é síncrono quando é resultado direto da execução do programa corrente.
5- Quando um evento é dito como assíncrono?
Quando é independente dos dados de entrada e das instruções do programa, ou seja, quando pode ocorrer em qualquer ponto do programa.
Um evento e dito assíncrono quando ocorre independentemente da execução do programa corrente. Esses eventos, por serem imprevisíveis, podem ocorrer múltiplas vezes simultaneamente, como no caso de diversos dispositivos de entrada/saída informarem a UCP que estão prontos para receber ou transmitir dados.
...