Sistemas Operacionais
Tese: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Brendoca18 • 24/3/2014 • Tese • 845 Palavras (4 Páginas) • 244 Visualizações
CLARETIANO
REDE DE EDUCAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
BRENDA PEREIRA BARROS
PALMAS
MARÇO DE 2014
BRENDA PEREIRA BARROS
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
Trabalho apresentado à disciplina de Sistemas De Informação – Prof. Ms. Luís Fernando Da Silva do curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
PALMAS
MARÇO DE 2014
TÍTULO DO PROJETO
Técnicas administrativo-jurídicas aplicáveis à gestão pública: novos paradigmas
1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
A falta de planejamento estratégico no setor público; a inabilidade para elaboração das peças orçamentárias ou inadequada implementação da programação previamente elaborada; a falta de coordenação entre os responsáveis pelo funcionamento operacional da máquina pública, dentre inúmeros outros fatores, implicam em desperdício de recursos e déficits orçamentários.
Assim, o setor público reclama melhor capacitação de seus gestores, que com a aquisição de conhecimentos acerca das teorias administrativo – jurídicas, poderão tomar decisões de maneira planejada, estratégica implicando na aplicação dos recursos públicos com mais eficiência e qualidade.
Neste sentido, o Projeto proposto tem por objetivo refletir sobre as técnicas administrativo jurídicas aplicáveis à gestão pública na contemporaneidade e até que ponto a tomada de decisões do gestor leva em consideração a alternativa que melhor atende as expectativas da sociedade, e assegura a transparência e a participação popular, sobretudo durante o processo de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentários e orçamentos.
2. PÚBLICO ALVO:
Alunos dos cursos de Graduação- EaD
3. OBJETIVO
Refletir sobre as técnicas administrativo- jurídicas aplicáveis à gestão pública na contemporaneidade.
4. METODOLOGIA
Foi realizada entrevista com o Vice- Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade de Paraíso do Tocantins, o Sr. Ary de Araújo Arraes.
Modelo de Gestão
O modelo de gestão combina, de forma integrada, a gestão da estratégia, a gestão de processos e a gestão de conhecimento, o que permite o alinhamento de esforços para o alcance da visão de futuro, compartilhando a estratégia para todos os níveis da organização. Tem como premissas o conceito de participação cidadã (Governança Solidária Local), a estruturação da organização por eixos de atuação (Visão Sistêmica), e a contínua avaliação de resultados. Tendo como princípio da Eficiência nos serviços públicos.
2ª Tomada de decisões
PERSPECTIVA DE FOCO DE ATUAÇÃO:
Garantir uma comunicação eficaz com a sociedade
Estimular a participação popular no governo reforçando o Orçamento Participativo e Fóruns de Debate. Prover a população com informações para a tomada de decisão, efetiva participação e co-responsabilidade nas ações que afetam sua comunidade.
Planejar e executar ações territorialmente
Fortalecer o “Poder Local”, promovendo a associação de esforços dos diversos agentes locais existentes no âmbito de um bairro, unidade de planejamento ou região do Orçamento Participativo, buscando identificar e solucionar os problemas que mais afligem a comunidade local. O objetivo é que o planejamento, acompanhamento e avaliação das políticas públicas passe a ser feito pela comunidade local.
Mobilizar o Capital Social
Articular junto à sociedade com fins de mobilizar e potencializar o capital social local. O capital social é um bem coletivo que garante o respeito de normas de confiança mútua e de comportamento social, ou seja, o capital humano, tecnológico, de matérias e conhecimento pertencente a uma coletividade ou a uma comunidade.
Instrumentos
...