Sistemas Operacionais
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: maiconangeli • 8/5/2014 • 1.325 Palavras (6 Páginas) • 414 Visualizações
Sistemas operacionais de sistemas de grande porte.
Sistema de grande porte são sistemas robustos , encontrado em centros de dados de grandes corporações. Esse computadores distinguem-se dos computadores pessoais em termos de capacidade de E/s. São utilizados em sofisticados servidos para transações entre empresas (business-to-business)
Os sistemas operacionais para computados de grande porte são, sobretudo orientados para processamento simultâneo de muitos Jobs, sendo que a maioria deles precisa de quantidades prodigiosas de E/S. Esses sistemas operacionais oferecem normalmente três tipos de serviços:
Lote (batch): Um sistema em lote processa Jobs de rotina sem a presença interativa do usuário.
Processamento de transações Administram grandes quantidades de pequenas requisições. Ex.: processamento de verificações em um banco.
E tempo de compartilhamento. Permite que múltiplos usuários remotos executem seus Jobs simultaneamente no computados, como na realização de consultas a um grande banco de dados
SISTEMA OPERACIONAL DE TEMPO REAL
Ao contrário de sistemas operacionais tradicionais, em um sistema operacional de tempo real o tempo em que as Operações são realizadas é de extrema importância. Tem como característica dos sistemas de tempo real é a sua interação com o meio ao redor. Os STR tem que reagir, dentro de um prazo pré-definido, a um estímulo do meio. Por exemplo, em um hospital, o sistema que monitora os batimentos cardíacos de um paciente deve alarmar os médicos caso haja alteração nos batimentos. Outro aspecto importante dos STR é a previsibilidade. O sistema é considerado previsível quando podemos antecipar seu comportamento independentemente de falhas, sobrecargas e variações de hardware. Em outras palavras, se uma falha ocorre interrompe-se todo um processo, pessoas podem morrer, desastres podem acontecer. Imagine um robô em uma fábrica responsável por transferir objetos entre duas esteiras continuamente. Se ele se atrasa o objeto na esteira não estará mais na posição, se ele se adianta o objeto ainda não chegou. Em outras palavras, se um sistema consome 2,01 segundos para processar 2,0 segundos de áudio ele não é de tempo real. Seria de tempo real se processasse em 1,99 ou menos segundos.
Algumas características são desejáveis para que um sistema seja considerado de tempo real. Dentre elas citamos:
• Multi-threading: O sistema deve possuir suporte a execução de várias threads simultaneamente e cada thread deve ter sua prioridade.
• Preempção: o escalonador deve interromper um processo escalonado (em execução) por outro que tenha prioridade maior no momento em que alterar seu status para apto;
Um número suficiente de níveis de interrupção, com suporte a agrupamento de interrupções (nested interruptions);
• O tempo da troca de contexto entre processos deve ser pequeno;
• O comportamento do sistema deve ser conhecido
• A latência de interrupção (tempo entre a interrupção e a execução da tarefa) deve ser compatível com os requerimentos da aplicação e deve ser previsível. Este valor depende do número de interrupções pendentes simultâneas;
• O O tempo que cada chamada de sistema utiliza ao ser executada. Este tempo deve ser previsível e não depender do número de objetos no sistema;
• Deve vir acompanhado de uma boa documentação, ferramentas de desenvolvimento e teste de aplicações;
• Suportar mais de um dispositivo.
Sistemas de tempo real
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operacional_de_tempo-real
SISTEMAS OPERACIONAIS MODERNOS
SISTEMAS OPERACIONAIS DE USO PESSOAL
São amplamente conhecidos, pois é o sistema utilizado nos computados pessoais sua principal característica é oferecer uma boa interface para o usuário. Um computador não possui nenhuma utilidade prática sem pelo menos um sistema operacional instalado.
São amplamente usados para processadores de texto, planilhas e acesso a internet. O sistema operacional, é responsável pelo funcionamento do computador, controle dos periféricos, execução de aplicativos, gerência de memória, rede, etc.
Alguns exemplos são o Windows XP , o Windows 8 , Macintosh e o Linux.
Sistemas operacionais uso pessoal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador_pessoal#Vale_do_Sil.C3.ADcio
Linguagem c#
A linguagem C# faz parte do conjunto de ferramentas oferecidas na plataforma .NET e surge como uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos, fortemente tipada e altamente escalável a fim de permitir que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware, independentemente destes serem PCs, handhelds ou qualquer outro dispositivo móvel.
O avanço das ferramentas de programação e dos dispositivos eletrônicos inteligentes, criou problemas e novas exigências. As novas versões de componentes compartilhados eram incompatíveis com o software antigo. Os desenvolvedores reconheceram a necessidade de software que fosse acessível para qualquer um e disponível por meio de praticamente qualquer tipo de dispositivo. Para tratar dessas necessidades, a Microsoft anunciou sua iniciativa .NET e a linguagem de programação C#. O C# é uma linguagem de programação visual dirigida por eventos e totalmente orientada a objetos. Permite um novo grau de intercâmbio entre linguagens (componentes de software de diferentes linguagens podem interagir). Os desenvolvedores podem empacotar até software antigo, para trabalhar com novos programas C#. Além disso, os aplicativos C# podem interagir pela Internet usando padrões do setor, como SOAP (protocolo de acesso a objetos simples) e XML (linguagem de marcação extensível).
O C# tem raízes em C, C++ e Java, adaptando os melhores recursos de cada linguagem e acrescentando novas capacidades próprias. Ele fornece os recursos que são mais importantes para os programadores,
...