Sistemas Operacionais
Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dony_reves • 26/6/2014 • 444 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
6.2. Tipos de Sistemas Operacionais
Como vimos na seção anterior, muitos Sistemas Operacionais possuem características distintas devido à arquitetura do hardware em que irão executar. Esta seção traz alguns dos tipos de Sistemas Operacionais existentes descrevendo suas principais características
6.2.1. Computadores de Grande Porte
Estes computadores distinguem dos PCs em termos de capacidade de E/S. Possui milhares de discos com milhares de terabytes de dados. Atualmente ressurgiram como sofisticados servidores web e servidores para transações entre empresas.
Seus Sistemas Operacionais são, sobretudo, orientados para o processamento simultâneo de muitos tarefas (jobs) com quantidades volumosas de E/S. Esses sistemas oferecem normalmente três tipos de serviços: em lote (batch), processamento de transações e tempo compartilhado.
6.2.2. Sistema Operacional de Servidores
Servidores são computadores pessoais grandes, estações de trabalho e até computadores de grande porte. Eles servem múltiplos usuários de uma vez em uma rede e permitem-lhe compartilhar recursos de hardware e software. Seu Sistema Operacional deve prover um bom gerenciamento de recursos, como serviços de impressão, serviços de arquivos ou serviços web.
6.2.3. Sistema Operacional de Multiprocessadores
Um módulo cada vez mais comum de obter potência computacional é conectar múltiplas CPUs em um único sistema. Dependendo da forma como são interligados os processadores e o que os mesmos compartilham, esses sistemas são denominados computadores paralelos, multicomputadores ou multiprocessadores. São Sistemas Operacionais com aspectos especiais de comunicação e conectividade.
6.2.4. Sistema Operacional de PC
Seu trabalho é oferecer uma boa interface para um único usuário. São amplamente usados para processadores de texto, planilha e acesso a internet.
6.2.5. Sistema Operacional de Tempo Real
Os Sistemas Operacionais de tempo real são caracterizados por terem o tempo como um parâmetro fundamental. Por exemplo, em sistemas de controle de processos industriais é muito comum a existência de prazos rígidos para a execução de determinadas tarefas, podendo uma ação, ocorrendo em um momento incorreto, soldar uma região errada de uma peça, estragando o produto final.
Existem dois tipos de Sistema Operacionais de tempo real:
Crítico
Onde as ações precisam ocorrer em determinados instantes.
Não crítico
No qual o descumprimento ocasional de um prazo é aceitável. Sistemas multimídia pertencem a esta última categoria.
6.2.6. Sistema Operacional Embarcado
Sistemas embarcados são pequenos computadores, geralmente computadores de mão, celulares e set-top-box para TV Digital. Realizam um pequeno número de funções, seu Sistema Operacional deve lidar com restrições de tamanho, memória e consumo de energia.
6.2.7.
...