Sistemas Operacionais
Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: faabrs • 6/8/2014 • 700 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
Sistema Batch...
Este tipo de sistema tem a característica de não interagir com o usuário e a aplicação.
Todas as entradas e saídas de dados da aplicação são implementados por algum tipo de memória secundaria.
Atualmente os sistemas operacionais ou simulam o processamento batch, não existindo exclusivamente sistemas dedicados a este tipo de processamento.
Sistema de tempo compartilhado
Os sistemas de tempo compartilhado ou time-sharing permitem que diversos programas sejam executados a partir da divisão do tempo do processador em pequenos intervalos, denominados fatia de tempo (time-slice). Caso a fatia de tempo não seja suficiente para a conclusão do programa esse é interrompido pelo sistema operacional e substituído por outro, enquanto fica aguardando por uma nova fatia de tempo.
O sistema cria um ambiente de trabalho próprio dando a impressão de que todo o sistema esta dedicado, exclusivamente para cada usuário.
A maioria das aplicações comerciais atualmente são processadas em sistema de tempo compartilhado, que oferecem tempos baixos de respostas a seus usuários e menores custos, em função da utilização compartilhada dos diversos recursos do sistema.
Sistema de tempo real
Os sistemas de tempo real ou real-time temos os tempos de resposta dentro de limites rígidos, a serem obedecidos, caso contrario poderão ocorrer problemas irreparáveis.
Neste tipo de sistema ideia de fatia de tempo, um único programa utiliza o processador o tempo que for necessário ou ate que apareça outro mais prioritário.
esta importância ou prioridade de execução e definida pela própria aplicação e não pelo sistema operacional, como ocorre nos sistemas de tempo compartilhado.
Estes sistemas, normalmente são presentes em aplicações de controle de processos, como monitoramento de plataformas de petróleo refinarias de petróleo, controle de trafego aéreo, em usinas termoelétricas e nucleares, ou em qualquer aplicação onde o tempo de resposta e fator fundamental.
Sistemas com múltiplos processadores
São caracterizados por possuírem 2 ou mais (ucp’s) interligados e trabalhando em conjunto.
A vantagem deste tipo de sistema é permitir que vários programas sejam executados ao mesmo tempo ou que um mesmo programa possa ser subdividido em partes para serem executados simultaneamente em mais de um processador.
Com múltiplos processadores foi possível a criação de sistemas computacionais voltados principalmente para processamento critico e também científicos aplicado por exemplo no desenvolvimento aeroespacial, prospecção de petróleo, simulações processamento de imagens.
Os conceitos aplicados com múltiplos processadores possibilitam vantagens como: escalabilidade, disponibilidade e balanceamento de carga.
Um fator chave no desenvolvimento de sistemas operacionais com múltiplos processadores e a forma de comunicação entre os processadores e o grau de compartilhamento da memória mais os dispositivos de entrada e saída.
Em função destes fatores, podemos classificar os sistemas com múltiplos processadores em fortemente acoplados ou fracamente acoplados.
Sistemas
...