Sistemas Operacionais
Artigos Científicos: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisjunioboy • 22/9/2014 • 926 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
1 – O que é?
Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
2 - Quais as funções?
No nível mais simples, o sistema operacional realiza duas tarefas:
1. Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o sistema operacional gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;
2. Proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.
A primeira tarefa, ou seja, o gerenciamento de recursos de software e hardware é uma tarefa extremamente importante. Diversos programas e métodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada/saída. O sistema operacional faz o papel do bom pai. Ele cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.
A segunda tarefa é fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface é especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o sistema operacional ou se o hardware do computador é constantemente atualizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programação de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nível de segurança de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memória e a área de armazenamento sejam diferentes.
Mesmo que um computador seja único, um sistema operacional assegura que os aplicativos continuem funcionando após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o sistema operacional, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais é criar um sistema flexível o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuais podem acomodar milhares de impressoras, drivers e periféricos especiais em qualquer combinação possível.
3-
Monotarefa
Os SO executam apenas uma tarefa de cada vez. Por exemplo, se se utiliza um processador de texto e se pretende fazer um desenho, tem que se fechar o processador de texto e abrir a folha de cálculo. Exemplo de SO: O MS-DOS
Multitarefa
Os SO executam dois ou mais programas em simultâneo. Na verdade o que o processador faz é atribuir fracções de tempo aos programas que estão a executar. Existem diferentes técnicas de monotarefa.
4- Um Sistema monousuário - Projetados para serem usados por um único usuário.
Por exemplo: MS-DOS, Windows 3.x, Windows9x, Millenium
e um Sistema multiusuário - Projetados para suportar várias sessões de usuários em um computador.
Por exemplo: Windows NT (2000), UNI
5- Um SO multitarefa é um SO que tem a capacidade de executar mais de uma aplicação de forma que as mesmas dêem a impressão de estar executando simultaneamente, através de recursos de alocação de tempo e mudança de contexto. Existem dois tipos básicos de multitarefa: Cooperativa (A aplicação
...