Sistemas Operacionais
Pesquisas Acadêmicas: Sistemas Operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diego.neo • 16/2/2015 • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 306 Visualizações
Os Sistemas Operacionais, ou OS ou ainda software de sistema é um programa ou um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada. O sistema operacional reveza sua execução com outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.
Segundo alguns autores (Silberschatz et al, 2005; Stallings, 2004; Tanenbaum, 1999), existem dois modos distintos de conceituar um sistema operacional:
Visão top-down: É uma abstração do Hadware, fazendo papel intermediário entre o software e os componentes físicos do computador
Visão Bottom-up: é um gerenciador de recursos, que controla quais aplicações podem ser executadas, quando devem ser executadas e quais recursos podem ser utilizados.
A diferença entre sistemas operacionais proprietário e sistemas operacionais livres
Sistemas operacionais proprietário, são aqueles cuja uma empresa conceitua, projeta desenvolve e vende, protegidos por patentes cujo seus códigos fontes não são abertos. São exemplos de sistemas proprietários todos os Windows [microsoft] e os IOS [apple].
Sistemas operacionais Livres:
São aqueles desenvolvidos por uma comunidade ou até mesmo por uma empresa, mas que tem seus códigos fontes abertos [open source] a qualquer usuário que podem ser modificados, aperfeiçoados e distribuídos livremente. São exemplos de sistemas livres, Linux como Ubuntu [Canonical] Suse [Novel] Mint [desenvolvido pela comunidade] e os sistemas BSD e UNIX, e ainda Androide para dispositivos móveis.
Em todo o mundo são utilizados tantos os sistemas proprietários quanto os sistemas livres. Alguns dos sistemas mais utilizados são:
Windows – é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo.
A versão mais atual do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009 e para servidores é o Windows Server 2008 R2.
MacOS – É um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores da linha Macintosh e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do Mac OS X possui certificação UNIX.
Assim, o Mac OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.
Ubuntu – É um sistema operacional de código aberto construído em núcleo Linux, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Já vem com Navegador Mozilla Firefox, BrOffice, aplicativos multimídia e Messenger compatíveis com os já conhecidos.
Debian - é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable se encontra na versão 6.0, codinome "Squeeze". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.30 e o KDE 4.4 por padrão. O grande fato de ele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.
BSD (Berkeley Software Distribution) - é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Atualmente, o BSD não é um único Sistema Operacional mas sim uma larga família derivada do original.
BeOS - Sistema operacional de Código Fechado, multitarefa desenvolvido pela Be Incorporated. O foco do seu desenvolvimento, desde o início, foi em aplicações multimídia sendo escrito com o desempenho em mente que possibilitasse alta performance como o SMP (uso de mais de um processador quando disponível), micronúcleo, multithreading, sistema de arquivos de 64 bits e jornalado, arquitetura cliente-servidor, interface gráfica modularizada e programação orientada a objetos. O BeOS não é baseado em UNIX, nem Windows - é um sistema único e distinto que surgiu como alternativa para produção de trabalhos que envolvem criação.
Haiku - conhecido anteriormente como OpenBeOS, é um projeto que está reconstruindo o sistema operacional BeOS a partir do zero, com uma licença de uso de código aberto. O projeto conta com a ajuda de programadores que participaram do desenvolvimento do BeOS original no esforço de fazer do Haiku um novo BeOS, otimizado para os tempos atuais.
Os Sistemas mais utilizados em smartphones e tablets
Mac OSX – iPhones - O sistema operacional que permite aos iPhones e iPads rodarem é o sistema Mac OS X modificado, e que é chamado de iPhone. Este foi o primeiro sistema operacional criado para celulares que oferece suporte para as tecnologias de toque múltiplas, aptas à multimídia (vídeos, imagens e músicas). Para navegar, acessar as funções ou telefonar basta você arrastar seu dedo pela interface gráfica. Para abrir um aplicativo basta dar um pequeno toque sobre
...