Sistemas Operacionais
Trabalho Escolar: Sistemas Operacionais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcosmsds • 22/9/2013 • 974 Palavras (4 Páginas) • 336 Visualizações
1. O que é Software Livre?
Software Livre, ou Free Software é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte. Para um software ser totalmente livre ele precisa ter As 4 liberdades básicas que são A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito,
A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades, A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo, e A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Um programa é software livre se os usuários tem todas essas liberdades
2. Quais informações encontramos no arquivo messages encontrado na pasta /var/log?
/var/log/syslog: log do sistema;
/var/log/message: sistema de mensagens de registro geral;
/var/log/auth.log: autenticação log;
/var/log/kern.log: log do kernel;
/var/log/cron.log: log crond;
/var/log/maillog: log do servidor de correio;
/var/log/qmail/: log Qmail;
/var/log/httpd/: log de erro e acesso ao Apache;
/var/log/lighttpd: log de erro e acesso a Lighttpd;
/var/log/boot.log: registro de inicialização do sistema;
/var/log/mysqld.log: registro de banco de dados MySQL;
/var/log/secure: autenticação log;
/var/log/utmp ou /var/log/wtmp: registro de logins.
Em /var/log é armazenada todos os logs do sistema, no entanto, alguns aplicativos, como o httpd, incluem um subdiretório específico onde guardam seus próprios arquivos de log.
3. O que é BIOS? Quais configurações podemos realizar nele?
BIOS
Basic Input/Output System): é um software gravado em um chip da placa-mãe, onde se encontram as informações básicas para que o sistema entre em funcionamento (boot). Ele roda uma série de rotinas, que testam rapidamente cada item do sistema, como memória, placa de vídeo, teclado, drives, etc. O software do Bios é feito sob medida para sua placa-mãe e chipset, para que possa realmente controlar o boot da máquina e possa rodar todos os testes.
A BIOS é justamente o programa que nos permite configurar A velocidade de operação das memórias, o modo de funcionamento dos discos rígidos, e em muitos casos até mesmo a velocidade do processador, são configuráveis através do Setup.
4. Qual a função do bootloader?
O bootloader, ou gerenciador de boot, é um programa simples com a função de acessar o disco do computador e carregar o sistema operacional na memória para assumir o controle do equipamento. Ele pode ser apenas um único programa ou múltiplos encadeados, desde que um deles execute o carregamento do sistema operacional. Conforme for a utilização do bootloader, nem sempre ele será visualizado na inicialização, na maioria das vezes, ele estará completamente invisível para o usuário.
5. Quais informações contém o arquivo iniitab?
/etc/inittab, que é o responsável por definir o nível de execução (runlevel) que o Linux vai iniciar e a sequência de scripts que serão executados para inicializar os serviços.
id:2:initdefault:
Essa linha, pessoas indica qual o runlevel padrão o sistema vai iniciar! Então, se quero trocar o nível, é aqui que vou mexer! Só por favor não incluam ai o nível 0 ou 6… rs senão o sistema vai ligar e desligar eternamente!
si::sysinit:/etc/init.d/rcS
A linha acima, chama o script que irá iniciar todos scripts que iniciam em ‘S’ no /etc/rcS.d.
~~:S:wait:/sbin/sulogin
Essa linha, chama o comando sulogin, que é utilizado pelo sistema para entrar em modo monousuário (single). Quando o sulogin é invocado, o seguinte prompt é exibido:
l0:0:wait:/etc/init.d/rc 0
l1:1:wait:/etc/init.d/rc 1
l2:2:wait:/etc/init.d/rc 2
l3:3:wait:/etc/init.d/rc 3
l4:4:wait:/etc/init.d/rc 4
l5:5:wait:/etc/init.d/rc 5
l6:6:wait:/etc/init.d/rc
...