TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Existentes

Monografias: Sistemas Operacionais Existentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  583 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas Operacionais Existentes.

MacOs: System1.0(jan.1984). O primeiro sistema operacional do Mac ocupava exorbitantes 216K de memória, sendo que só o Finder ocupava 46K. Vinha com um driver de impressora ImageWriter e com os acessórios Alarm Clock e Calculator. Além do disquete do sistema, vinha outro com o programa Mousing Around, que ensinava como lidar com essa ferramenta revolucionária, o mouse.

System 1.1 (mai.84) Upgrade que teve como objetivo principal dar uma acelerada no sistema. Já havia um proto-Startup Items (você podia fazer um programa abrir quando o Mac fosse ligado), mas ainda não existiam funções óbvias como Shut Down ou New Folder (havia sempre uma pasta vazia em cada disco, e sempre que você o renomeasse, apareceria outra pasta).

DOS: DOS é uma interface entre o usuário, o hardware e o software. Com ele, você poderá operar o computador, bem como manusear os discos e outros periféricos. MS-DOS significa Microsoft Disk Operating System (Sistema Operacional em Disco da Microsoft (Fabricante), como o DOS mais populares é o da Microsoft foi o que utilizamos como base, mas a outros DOS como, por exemplo, o IBM-DOS). O MS-DOS é 16 bits.

A Interface do DOS é em modo texto com o prompt onde se executa os comandos:

[pic]

No prompt é informado por default à unidade e a pasta atual.

O DOS é uma interface entre o usuário, o hardware e o software. Com ele, você poderá operar o computador, bem como manusear os discos e outros periféricos. MS-DOS significa Microsoft Disk Operating System (Sistema Operacional em Disco da Microsoft (Fabricante), como o DOS mais populares é o da Microsoft foi o que utilizamos como base, mas a outros DOS como, por exemplo, o IBM-DOS). O MS-DOS é 16 bits. ·.

OS/2: A primeira versão do OS/2 (que ainda não se chamava OS/2) surgiu por volta de 1986 para suprir as necessidades dos 286, embora o lançamento do sistema estivesse muito próximo ao lançamento dos 386. Em 1988 o OS/2 1.1 foi lançado, já com interface gráfica e suporte para unidades de disco maiores do que 32 MB.

Em 1989, a IBM e a Microsoft lançaram o OS/2 1.2, com um novo sistema de arquivos, o HPFS (High Performance File System), Sistema de Arquivos de Alta Performance. O HPFS leva uma grande vantagem sobre a FAT para lidar com discos e arquivos grandes. Outra adição importante ao sistema foi à linguagem de lote REXX, que é uma linguagem para escrever programas simples sem compilação, porém muito mais potente que a programação em Bacht.

Unix: UNIX é um sistema operacional de 32 bits, multitarefa e multiusuário, da década de 70 cujo código fonte divulgado foi mais tarde, de forma que surgiram muitas variantes (versões) tanto comerciais, feitas por empresas de software quanto free, muitas vezes feitas por grupos de alunos em universidades.

As raízes do UNIX datam dos meados dos anos 60, quando a AT&T, Honeywell, GE e o MIT embarcaram em um massivo projeto para desenvolvimento de um utilitário de informação, chamado Multics (Multiplexed Information and Computing Service).

Multics era um sistema modular montado em uma bancada de processadores, memórias e equipamentos de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com