TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas móveis de tratamento de água

Por:   •  7/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A água utilizada para consumo da população, seja diretamente ou passando por processos industriais, deve receber um tratamento prévio para filtrar as impurezas encontradas nas fontes de água doce. Este tratamento é realizado nas Estações de Tratamento de água (ETA). E, antes de ser lançada no meio ambiente, a água decorrente das industrias e domicílios é tratada nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), para evitar danos ao meio ambiente e à saúde.

Para suprir certas necessidades de demanda, surgiu no mercado a opção de locação de equipamentos para o tratamento de águas.

OBJETIVOS

Verificar quais sistemas móveis de tratamento de água estão disponíveis no mercado para locação e em que situações há a necessidade de adotá-los.

RELEVÂNCIA

É preciso atender às legislações ambientais e às exigências da qualidade da água para servir à população e aos processos industriais, assim como deve haver o tratamento da água antes de ser recolocada no meio ambiente. E, havendo diversas qualidades de água, os sistemas móveis de tratamento atendem às necessidades programadas, temporárias ou emergenciais.

MÉTODO

Bibliográfico e documental.

Pesquisa descritiva e exploratória.

RESULTADOS

Entre as vantagens da utilização de sistemas móveis de tratamento está o fato de ser uma solução flexível e modular, que permite sua adaptação às necessidades de sazonalidade do mercado.

Ao ser demandada em caráter emergencial, é fundamental para garantir a plena operação da planta dos clientes em situações como problemas de performance ou falhas do sistema de tratamento de água existente, manutenções no sistema de tratamento de água existente; alterações da qualidade da água de alimentação, atrasos na entrega do sistema de tratamento de água permanente; antecipação do cronograma de instalação de uma planta industrial e picos de demanda de água tratada.

Com relação ao lançamento de águas efluentes em corpos receptores, existem legislações específicas sobre o tema, como os padrões de emissão, que indicam as características que os despejos devem atender, para que possam ser lançados em corpos d’água ou em redes públicas que possuam sistemas de tratamento. Ou seja, a água também deve ser tratada antes de ser descartada ou reutilizada.

DISCUSSÃO

A importância que o tratamento da água representa e como os sistemas móveis de tratamento podem ser uma solução no sentido de condição temporária, viável economicamente, e que garante atendimento à legislação, sem comprometer os cronogramas do empreendimento.

CONCLUSÕES

A pesquisa realizada permitiu o conhecimento de alternativas para o tratamento da água afluente e efluente, como também a de reuso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com