Sistemas operacionais
Seminário: Sistemas operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tania7 • 1/12/2013 • Seminário • 2.579 Palavras (11 Páginas) • 375 Visualizações
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Sistemas de Informação
1ª Série
Sistemas Operacionais
A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.
Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Edgar Noda
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Sistemas de Informação – 1ª Série – Sistemas Operacionais
Edgar Noda
Pág. 2 de 8
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir.
Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução.
Habilidades para o desenvolvimento de algoritmos e programas.
Habilidade em tomar decisões e saber implementá-las.
DESAFIO
Historicamente, a área de sistemas operacionais (SO) tem apresentado uma taxa de renovação mais baixa que a observada em outros setores da computação. Apesar da constante atualização nos sistemas, os modelos e conceitos utilizados continuam praticamente os mesmos. Manter-se atualizado em áreas como a de segurança da informação ou arquitetura de computadores tem-se mostrado uma tarefa muito mais desafiante. Entretanto, com atual taxa de crescimento da velocidade média de tráfego de dados na Internet e crescente aumento do poder computacional disponível a aplicação em escala de um novo modelo torna-se cada vez mais factível, a computação em nuvem (cloud computing). Na verdade, trata-se da junção de conceitos já conhecidos como virtualização, computação em GRID e SaaS (Software as a Service). Este modelo possui o potencial de causar uma revisão em vários dos conceitos utilizados nos modelos atuais. O próprio modelo de sistema operacional atualmente implementado pode eventualmente até desaparecer. Neste cenário, apesar dos conceitos básicos de sistemas operacionais ainda serem aplicáveis, a concepção do modelo como um todo é bem diferente.
A total compreensão do funcionamento desta arquitetura envolve conceitos multidisciplinares (redes de computadores, banco de dados, sistemas distribuídos, etc.), alguns deles ainda não estudados. Deste modo, o principal objetivo é criar no aluno uma visão de como a área de sistemas operacionais pode evoluir assim como a fixação dos conceitos básicos que ainda deverão continuar a ser válidos. A proposta deste desafio pode ser dividida em dois tópicos e cada um com duas etapas.
O primeiro cenário procura verificar a aplicabilidade dos chamados SOs online e ferramentas de virtualização no cotidiano profissional. A segunda abordagem procura reforçar os conceitos de básicos de gerência de processos do ponto de vista do usuário em cenários factíveis no dia do profissional da área de computação. Conceitos básicos como concorrência, escalonamento de processos e processamento paralelo serão abordados nestas etapas. Esta atividade pode ser realizada em grupo de até cinco alunos.
Objetivo do desafio
Elaborar um conjunto de relatórios sobre Sistemas Operacionais para entender as suas principais funções.
Sistemas de Informação – 1ª Série – Sistemas Operacionais
Edgar Noda
Pág. 3 de 8
Produção Acadêmica
Relatórios parciais elaborados nas etapas.
Manual – Log e Backup.
Manual – Contas de Usuários.
Participação
Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:
Organizar-se, previamente, em equipes de participantes conforme orientação do professor.
Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina.
Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.
Padronização
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:
Em papel branco, formato A4.
Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm.
Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta.
Espaçamento de 1,5 entre linhas.
Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples
...