Sistemas operacionais
Tese: Sistemas operacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelvinmonteirode • 19/3/2014 • Tese • 388 Palavras (2 Páginas) • 478 Visualizações
1. Quais os dois principais objetivos dos sistemas operacionais?
Abstração quase que total de recursos e a gerencia de hardware.
2. Por que a abstração de recursos é importante para os desenvolvedores de aplicações?
Ela tem utilidade para os desenvolvedores do próprio sistema operacional?
Por prover interfaces de acesso aos dispositivos, tornar os aplicativos independentes do hardware e definir interfaces de acesso homogêneas para dispositivos com tecnologia distintas.
3. A gerência de atividades permite compartilhar o processador, executando mais de uma aplicação ao mesmo tempo. Identifique as principais vantagens trazidas por essa funcionalidade e os desafios a resolver para implementá-la:
Executando os aplicativos simultaneamente em velocidade adequada, gerando filas de acesso para que não ocorram conflitos entre processos. O principal desafio ao se implantar essa solução é impedir que os recursos do sistema sejam utilizados por apenas um usuário.
4. O que caracteriza um sistema operacional de tempo real? Quais as duas classificações de sistemas operacionais de tempo real e suas diferenças?
Seu tempo de resposta é conhecido no melhor e pior caso de operação. É classificado em soft real-time systems e hard real-time systems. No soft-real-time systems, a perda de prazo implica na degradação do serviço prestado, e no hard real-time systems, a perda de prazo pode causar graves consequências;
5. O que diferencia o núcleo do restante do sistema operacional?
É o coração do Sistema Operacional, responsável por todo gerenciamento dos demais recursos utilizados pelas aplicações, além de implementar as abstrações utilizadas pelos aplicativos.
6. Seria possível construir um sistema operacional seguro usando um processador
que não tenha níveis de privilégio? Por quê?
Não por que poderia desestabilizar o sistema inteiro, provocando conflitos e muita lentidão.
7. O processador Pentium possui dois bits para definir o nível de privilégio, resultando em 4 níveis distintos. A maioria dos sistemas operacionais para esse processador usa somente os níveis extremos (0 e 3, ou 002 e 112). Haveria alguma utilidade para os níveis intermediários?
Sim, se houvesse a divisão de processamento entre os níveis.
8. Quais as diferenças entre interrupções, exceções e traps?
Interrupções são eventos causados por dispositivos externos ao processador, exceções são eventos causados pelo próprio processador e traps são eventos causados por softwares.
9. Quais as implicações de mascarar interrupções? O que pode ocorrer se o processador ignorar interrupções por muito tempo? O que poderia ser feito para evitar o mascaramento de interrupções?
O processador perde tempo para varrer todos os dispositivos do sistema para verificar se há eventos a serem tratados ou
...