Situações Encontradas e desempenhadas no estágio
Por: Felipe Marafon • 6/5/2018 • Abstract • 1.581 Palavras (7 Páginas) • 158 Visualizações
Felipe Marafon de Oliveira
RELATÓRIO DE ESTÁGIO II
ENGENHARIA CIVIL
2018/01
Professores orientadores:
Andrea Resende Souza
Débora Felten
Geovane D. Pinheiro
Karina Sanderson
Ligia Eleodora Francovig Rachid
Maria Vânia Peres
Ricardo Paganin
Thalyta Mayara Basso
Cascavel – PR
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ................................................................05
2.1 Ambiente de trabalho.....................................................................................05
2.2 Requisitos de Produção..................................................................................05
2.3 Métodos de Produção.....................................................................................06
2.3.1 Fôrmas........................................................................................................06
2.3.2 Armações....................................................................................................07
2.3.3 Concretagem...............................................................................................08
2.3.4 Desforma.....................................................................................................08
2.4 Situações encontradas e desempenhadas no estágio......................................09
2.4.1 Fôrmas........................................................................................................09
2.4.2 Armações....................................................................................................09
2.4.3 Concretagem...............................................................................................10
- INTRODUÇÃO
A realização deste estágio foi realizada na empresa Construtora Saimor LTDA EPP, com sede em Nova Prada do Iguaçu – Paraná. A empresa foi fundada em 26 de agosto de 2002, situada desde sua fundação no mesmo endereço, Avenida Iguaçu 808, sala 02, centro. Em 2016 fui fundada filial em Palotina – Paraná. Sempre a frente da empresa, o Engenheiro Civil, Romias Davi Rover, profissional com grande abrangência de conhecimentos na construção civil, atuando principalmente na execução e administração de edificações públicas e privadas.
Ao passar dos anos, a empresa necessitou evoluir e ampliar sua área de atuação, em busca de atender seus clientes, então em 2005 foi fundada a fábrica de pré-moldados. Para atingir metas da visão global, a empresa tem investido em sistemas de gestão como ferramenta propulsora para o seu programa de melhoria da qualidade e produtividade, principalmente na capacitação e satisfação de seus colaboradores.
A Figura 01 mostra o organograma da empresa.
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]
[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13][pic 14]
[pic 15][pic 16]
[pic 17]
[pic 18][pic 19]
Figura 01: Organograma Construtora Saimor LTDA - EPP.
(Fonte: Construtora Saimor, 2018)
Conforme apresentado no organograma a empresa possui um diretor geral, a qual os setores de recursos humanos (RH), administrativo, financeiro e engenharia, estão ligados diretamente. Subordinados ao administrativo estão os auxiliares administrativos. No setor de engenharia no topo está o engenheiro civil logo após o mestre de obra, estagiário.
O responsável técnico e proprietário é o engenheiro civil, Romias Davi Rover, conforme CREA-PR 29139-D. O principal ramo de atividade é a produção de pré-fabricados. Possui como atividade econômica secundária serviços de licitações públicas, edifícios e barracões.
A atividade desenvolvida pelo estagiário teve como foco o controle de qualidade e execução das peças pré-moldadas. Visando a melhoria da qualidade a fim de que cumpra satisfatoriamente suas finalidades e apresente a maior durabilidade possível aliada a um bom desempenho, isto é, seu comportamento em uso, caracterizando o fato de que o produto deve apresentar certas propriedades para cumprir sua função quando sujeito a ações e influências durante sua vida útil, através de critérios objetivos, otimizando a produção e o controle da qualidade.
- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
- Ambiente de trabalho
Sob o ponto de vista tecnológico, a industrialização pode ser definida como o resultado da interação da tecnologia, que se materializa, ora no próprio processo de produção (tecnologia do processo), ora no produto (tecnologia do produto). BACHERE, sintetiza a industrialização através da expressão: INDUSTRIALIZAR = RACIONALIZAR + MECANIZAR + AUTOMATIZAR, cada uma destas parcelas pode, no decorrer do tempo, desenvolver-se isoladamente em função de necessidades especificas, tais como os aspectos técnicos e econômicos.
Como o estágio foi elaborado com objetivo de controle de qualidade, o primeiro passo foi o conhecimento do ambiente de trabalho da indústria e das equipes que realizam as funções necessárias para a produção das peças pré-moldadas, quais eram os funcionários registrados na empresa e quais os funcionários terceirizados.
Após conhecimento do ambiente de trabalho, entendeu-se as subdivisões de cada área necessária para o processo de produção das peças pré-moldadas, desde seu projeto até o armazenamento após a desforma.
- Requisitos de produção
Segundo ACKER (2002), a padronização de produtos e processos é amplamente difundida na pré-fabricação. Fabricantes de pré-moldados tem padronizado seus componentes adotando uma variação de sessões transversais apropriadas para cada tipo de componente. Alguns exemplares de produtos padronizados são: pilares, vigas e lajes de piso.
Os conhecimentos tecnológicos que objetivem aumentar a produtividade, reduzir os custos operacionais e melhorar a qualidade do produto final são necessários para que se elimine eventuais obstáculos durante a montagem das peças. Através de projetos bem planejados, é possível solucionar tais obstáculos, otimizando o processo produtivo, melhorando a mão de obra e tempo de execução, visando ainda:
...