Socioeconomia e Geopolitica
Por: joaoclever • 10/5/2015 • Relatório de pesquisa • 510 Palavras (3 Páginas) • 174 Visualizações
Questão 1
Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (5,0 pontos)
Como esta mudança esta diretamente ligada a uma liderança econômica global, a passagem ocorreu no fim da primeira revolução industrial, onde a Inglaterra, após tramites das duas Guerras Mundiais. A concretização dos métodos de produção de Taylor e Ford também foi fundamental para a que esta transferência fosse feita da Pax Britânica (1776 – 1890) para a Pax Americana, tornando os EUA a principal hegemonia mundial.
Questão 2
A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados quantitativos e qualitativos deles em relação a estes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e citar as referências utilizadas para coletar as informações. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (5,0 pontos).
Após a estabilidade alcançada pelo processo de paz, Angola começou sua recuperação em relação ao IDH. Um país com grandes limitações em condições sociais básicas é também um dos países com a maior evolução econômica da região Sub-Saara. Dados mostram uma evolução progressiva no seu IDH, principal índice para avaliar o progresso em longo prazo. Mas apesar de todos os dados positivos, o país tem um grande caminho pela frente. Angola atualmente ocupa a posição de 148, em u total de 187 países. Seu índice no ano de 2000 era 0,375, e atualmente 0,508. Pode parecer pouco, mas foi a maior escalada de ranking dos países africanos situados abaixo do Saara. Além do IDH, a expectativa de um angolano estudar aumentou em 06 (seis) anos, e sua renda per capta Aumentou em 74%.
A Bolívia começou seu trabalho de metas no ODM um pouco atrasado, após mudança de governo. Isso exigiu um grande esforço de todos os setores do governo. Socialmente muito atrasado, o pais teve um avanço grande desafio em relação à situação socioeconômica. A incidência da pobreza extrema caiu de 38,2% para 25,4%, e no mesmo período o índice de pobreza moderada caiu de 60,9 para 49,6%, segundo relatório da UDAPE. O índice de IDH, de no ano de 2000 era 0,615, em 2013 estava em 0,668, segundo o ultimo relatório enviado a ONU, e colocado à disposição na pagina no projeto. O Governo estima que o país tenha grande chance de alcançar as metas de redução da pobreza, desnutrição, malaria e água potável. E segundo o presidente, as taxas de alfabetização do país é um exemplo a ser seguido por todos os outros países associados a ONU.
...