Solos do Município de Floresta
Por: Jesce John • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 14.700 Palavras (59 Páginas) • 384 Visualizações
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Mestrado em Geotecnia
Solos do Município de Floresta
Cartas de Prováveis ocorrências de solo para obra de pavimentação
Disciplina: Pedologia Aplicada à Engenharia Civil
Professor: Silvio Romero de Melo Ferreira
Aluno: Jesce John da silva Borges
Recife, 03 de setembro de 2014
Índice
1. Introdução
2. Objetivos e Metodologia
3. Síntese das Características Geotécnicas das Unidades Pedológicas
1. Introdução
Apresenta-se neste trabalho algumas análises na área de pedologia, verificando a ocorrência dos principais tipos de solos presentes no município de Floresta. Os mapas pedológicos são definidos como a aplicação sintética das informações pertinentes à formação e distribuição geográfica dos diferentes solos existentes. Nos mapas são encontrados dados e descrições morfológicas de perfis de solos com informações referentes à litologia, formação geológica, clima, relevo, uso do solo etc.
Será gerado com base nas informações contidas nos mapas pedológicos referente ao Município de Floresta cartas de suscetibilidade de expansão e colapso, como também, cartas de prováveis jazidas para estradas. Com a elaboração destas cartas, podem fornecer subsídios importantes para os geotécnicos.
2. Objetivos
Informações geotécnicas referente as características dos solos e suas propriedades serão o objetivo principal deste trabalho. Destacando as suscetibilidades ao colapso e expansão e as prováveis ocorrências de jazidas para estradas, como os pontos trabalhados na análise dos solos presentes no Município de Floresta.
Conhecer e catalogar as diversas classes de solos do Município de Floresta é o que será almejado na elaboração deste trabalho, onde descreverá suas características inerentes ao solo, bem como relevo e vegetação destacando os solos de propriedades ótimas para aplicação na construção de estradas.
Dentre os objetivos buscados, teremos:
• Descrever os tipos de solos no Município de Floresta;
• Pesquisar os diversos tipos de solos de melhor aplicação para construção de estradas;
• Verificar os tipos de solos com níveis de suscetibilidade para colapso e expansão;
• Analisar as características do solo com atributos em alto, médio e baixo;
3. Síntese das Características Geotécnicas das Unidades Pedológicas
Para analisar os diversos tipos de solo do Município de Floresta, usaremos o ramo da Geografia Física (responsável pela constatação dos tipos de solo), conhecida como Pedologia.
Conceitualmente, o solo é o conjunto de horizontes ou camadas que se deu pela desintegração da rocha-mãe. Paralelamente a isso, esse fenômeno sofre influências físicas e químicas.As propriedades físicas do solo são elementos importantes, pois os solos diferenciam-se quanto à:
• Textura: é caracterizado pelo tamanho das partículas, enfim na capacidade de infiltração e de absorção da água;
• Estrutura: é o modo como se arranjam às partículas de solos, igualmente à textura, influi na capacidade de infiltração e absorção da água;
• Permeabilidade: determina a maior ou menor capacidade de infiltração que estão diretamente relacionados com a porosidade;
• Densidade do Solo: é inversamente proporcionais a porosidade e permeabilidade por efeito de compactação do solo, logo se torna mais erodível;
• Matéria Orgânica: é incorporada no solo permitindo uma maior agregação e coesão entre partículas tornando o solo mais estável em presença de água, mais poroso e com maior poder de retenção de água.
As principais características geotécnicas das Unidades Pedológicas são descritas a seguir:
Unidade Pedológica Grupos
Solos Minerais Não Hidromórficos - Solos com Horizonte B latossólico;
- Solos com Horizonte B textural;
- Solos com Horizonte B câmbico ou incipiente;
- Solos Litólicos.
Solos Hidromórficos Minerais - Sedimentos arenosos;
- Sedimentos areno-argilosos ou argilo-arenosos;
- Sedimentos argilosos.
Outros Solos - Vertissolos;
- Solos Aluviais;
- Solos Orgânicos;
- Regossolos.
3.1 – Solos Minerais Não Hidromórficos
Compreende solos desenvolvidos na zona de oxidação, em ótimas condições de drenagem, nunca afetados pelo lençol d'água. Ocorrem desde relevo plano (0-3% de declividade) até relevo montanhoso (45 – 75% de declividade). Estes solos podem ser desenvolvidos a partir da decomposição de rochas ígneas, metamórficas, sedimentares ou de coberturas de naturezas texturais diversas e de depósitos coluviais.
...