Soluções comerciais para o aproveitamento da água salobra inerente à região do semi-árido.
Por: tassiobraz • 3/5/2016 • Projeto de pesquisa • 281 Palavras (2 Páginas) • 310 Visualizações
Melkzedek Nunes Guimarães1
Tássio Braz de Oliveira Ventura2
Graduandos do III período do Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Bahia – IFBA.
Tema: Soluções comerciais para o aproveitamento da água salobra inerente à região do semi-árido.
Problema: Como minimizar a escassez de água potável por meio de kits comerciais que viabilizem o processo de transformação da água salobra em água potável.
Hipótese: Utilização da água salobra armazenada em bacias sedimentares através da captação e filtração por bomba de osmose reversa em poços artesianos em zonas rurais de áreas remotas.
Objetivo:
Esse artigo tem como objetivo viabilizar o uso de água salobra através da instalação de kits comerciais de captação e filtração desse tipo de água em áreas remotas que não possuam água encanada assim distribuição de energia elétrica.
Métodos:
Esse presente estudo será conduzido em regiões remotas (raso da Catarina) da zona rural da cidade de Paulo Afonso. Utilizando sistemas de captação e filtração montados com bomba de sucção reversa, painéis fotovoltaicos, controladores e banco de baterias, será feita uma análise da viabilidade do uso da água salobra de poços artesianos construídos em áreas que possuam água potável apenas através de cisternas e ausência de rede elétrica.
Justificativa:
A grande falta de água pronta para o consumo humano na superfície do semiárido e de muitas outras partes do Brasil é uma grande dificuldade que a população encontra para poder ter uma melhor condição de vida e ter a oportunidade de produzir, cultivar e manter lavouras e criações de animais, não só para o consumo, mas também para a comercialização. Faz-se necessário o aproveitamento desse recurso encontrado em bacias sedimentares utilizando poços artesianos e métodos de captação e filtragem para oferecer condições necessárias ao desenvolvimento dessas famílias.
...