Soluçao Computacional
Exames: Soluçao Computacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pablodarocha • 10/2/2014 • 622 Palavras (3 Páginas) • 709 Visualizações
Solução computacional
A solução de problemas de pl por meio da solução computacional envolve as seguintes etapas;
1. Elaboração da planilha
O primeiro passo é passar para uma planilha os elementos que compõem o modelo de problema: variáveis, função-objetivo e restrições e suas respectivas relações matemáticas.
2. Especificar os parâmetros do solver
Formulada a planilha, selecionar a ferramenta computacional a ser empregada. O MS Excel dispõe da ferramenta solver que, entre outros, soluciona problemas de programação linear. Para esse recurso, devemos selecionar ferramentas e, em seguida, a opção solver.
3. Adicionar as restrições
Para especificar as restrições, clicamos no botão adicionar, existente na caixa de dialogo parâmetros do solver. Então, é apresentado a tela adicionar restrição.
4. Definir as opções do solver
Selecionado o botão opções, existente na tela parâmetros do solver, é acessada a caixa de dialogo opções do solver.
Essas opções do solver correspondem as definições padrão da caixa de dialogo opções do solver, da forma como se apresentam quando selecionado o botão opções. Acrescentamos apenas as seleções das opções presumir modelo linear, e presumir não negativo e usar escala automática, pelas razoes a seguir exportas.
Tempo Maximo, iterações, precisão, tolerância, convergência, presumir modelo linear, presumir não negativos, usar escala automática, mostrar resultados de iteração, campos “estimativas” e “pesquisar”
Analise de relatórios
Relatórios de respostas
O relatório de respostas apresenta resultados encontrados pelos solver. O relatório é subdividido em três partes, correspondentes aos elementos fundamentais do problema: célula do destino, célula ajustáveis e restrições.
Relatórios de limites
Na primeira parte do relatório, é indicado o valor da margem de contribuição na solução ótima.
Na segunda parte do relatório, destinada as células ajustáveis, mostram-se, no campo valor, as margens de contribuição unitárias dos produtos. Os campos limite inferior e resultados de destinos devem ser analisados em conjunto.
As informações fornecidas pelo relatório de limites ganham importância a medida que aumentamos o numero de variáveis do problema, imaginar o caso de uma empresa que fabrica 30 diferentes produtos e deseja saber qual seria o valor de margem de contribuição total caso se decidisse pela descontinuidade da produção desses itens.
Relatórios de sensibilidade
Quando um ou mais dados do problema sofrem alteração, o modelo inicial pode ser atualizado e recalculado com facilidade. O solver permite que se alterem apenas os dados que sofreram alterações, recalculando a planilha e emitindo novos relatórios.
O relatório de sensibilidade amplia a solução estática da programação linear. A analise de sensibilidade permite incorporar a respostas considerações sobre eventuais alterações nas condições
...