TCC FORMAS E ESCORAMENTOS
Trabalho Escolar: TCC FORMAS E ESCORAMENTOS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: tgalindo • 22/11/2013 • 9.225 Palavras (37 Páginas) • 1.939 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TÍTULO: Soluções de Fôrmas e Escoramentos Para Concreto
por
Erick Silva de Barros
e
Tiago Moreira Riegert Galindo
Rio de Janeiro
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
TÍTULO: SOLUÇÕES DE FÔRMAS E ESCORAMENTOS PARA CONCRETO
Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de graduação em Engenharia Civil da UNISUAM, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Bacharel em Engenharia Civil.
Por:
Erick Silva de Barros
Tiago Moreira Riegert Galindo
Professor-Orientador:
Alex Leandro de Lima
Professor Convidado:
Nome do professor:
Rio de Janeiro
(data)
Erick Silva de Barros
e
Tiago Moreira Riegert Galindo
SOLUÇÕES DE FÔRMAS E ESCORAMENTOS PARA CONCRETO
Banca Examinadora composta para a defesa de Monografia para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.
APROVADA em: ______ de ___________ de _______
Professor-Orientador: ____________________________________________
Professor Convidado: ____________________________________________
Professor Convidado: ____________________________________________
Rio de Janeiro
PREFÁCIO
O objetivo deste trabalho é conscientizar os projetistas, calculistas e construtores da importância das formas e cimbramento na execução das estruturas de concreto armado.
Tentaremos neste trabalho realçar a importância de um projeto de formas à partir da racionalização e modulação das estruturas.
Faremos uma exposição abrangente dos diversos equipamentos e materiais encontrados no mercado e ao mencionar determinados produtos, omitindo outros similares, não implica a superioridade de um sobre o outro. Os comentários depreciativos, que por acaso fizermos na apresentação dos equipamentos para formas, não visam atingir os fabricantes do referido equipamento, e sim, instruir os interessados projetistas e construtores na escolha adequada do equipamento a ser empregado, quando da execução do projeto de formas.
Finalmente, na ultima parte deste trabalho daremos alguns exemplos práticos de dimensionamento de painéis, na execução do projeto de formas.
CAPÍTULO 1
1 - As formas nas estruturas de concreto
1.1 - Generalidades:
O arquiteto ou engenheiro que projeta uma obra, além de se preocupar com sua parte estética, deve atender também a questão importantíssima do custo da mesma, que deve ser o menor possível, e há de convir, que em se tratando de formas, esses dois imperativos são as vezes dificilmente conciliáveis. Deve se estudar cuidadosamente a viabilidade ou não da execução de um projeto de formas.
1.2 Pontos a observar para a economia das formas na execução do projeto estrutural:
A economia pretendida deve satisfazer ao trinômio formas+armação+concreto, pois não se pode pensar exclusivamente na economia de um dos três isoladamente sem que haja um acréscimo de custo nos outros. Para uma redução eficaz nos custos devemos observar os seguintes pontos:
a) Executar o projeto estrutural conjuntamente com o projeto arquitetônico, visando a máxima economia de formas.
b) Escolher cuidadosamente o calculista da estrutura, pois um pro¬fissional realmente capaz e que seja sensível importância das formas no custo da estrutura, contribuirá infalivelmente para a redução dos mesmos.
c) Tentar utilizar a mesma seção de pilares desde a fundação até a ultima laje ou, se possível, conservar a mesma seção pelo menos até a altura que for permitida pelo cálculo estrutural. As reduções constantes de seção provocam uma continua reforma dos painéis de pilares e viga, acarretando o acréscimo de custos das formas.
d) Procurar dotar a estrutura de uma certa simetria pouco variável, principalmente nas lajes tipo, para possibilitar a padronização dos escoramentos e painéis,
e) Finalmente, lajes com grandes vãos, são ideais para o emprego de equipamentos auto-portantes, que agilizarão grandemente os serviços de forma.
1.3 A viabilidade econômica do projeto de formas
A primeira apreciação, que se deverá fazer para viabilizar o projeto, será a verificação quanto ao número de reutilizações possíveis dos painéis na execução da estrutura de concreto. Como já nos referimos anteriormente, mas e sempre bom repetir, não é econômico trabalhar com projeto de formas em um edifício com menos de 6(seis) pavimentos-tipo ou, 6(seis) reutilizações, pois o custo inicial da confecção das formas projetadas, é bem superior a da forma convencional e não se justificaria o emprego de materiais de melhor qualidade e equipamentos para poucos reaproveitamentos.
Poder se iam usar formas projetadas em um prédio de quatro lajes iguais, desde que se executasse todas elas, com apenas um jogo de formas, utilizando se de materiais de qualidade inferior,
...