TCC Subestações
Artigo: TCC Subestações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaccbsax • 30/5/2014 • 704 Palavras (3 Páginas) • 1.354 Visualizações
1. Introdução
Uma subestação (SE) pode ser definida como um conjunto de equipamentos de manobra ou transformação de tensão. Uma outra característica da subestação é a sua capacidade de compensar reativos, com o objetivo de dirigir o fluxo de energia em sistemas de potência e melhorar a qualidade de energia. As SE’s possuem dispositivos de proteção capazes de detectar diferentes tipos de falta no sistema e isolar os trechos onde ocorrem as faltas.
As SE’s podem ser classificadas quanto sua função no sistema elétrico:
• Subestação Transformadora - é responsável por converte a tensão de suprimento em um nível maior ou menor de tensão. São designadas como SE Transformadora Elevador, as SE’s cuja a função é de elevar o nível de tensão, e SE Transformadora Abaixadora têm a função de diminuir o nível de tensão.
• Subestação Seccionadora, de Manobra – Interliga circuitos de suprimento, ao qual são alimentados pelo mesmo nível de tensão. Estas SE’s são capazes de manobras e energizar circuitos.
As SE’s também podem ser classificadas quanto ao modo de instalação dos equipamentos em relação ao meio ambiente:
• Subestação Externa – são subestações em que os equipamentos são instalados ao ar livre e estão sujeitos as intempéries atmosféricas, como por exemplo: chuva, poluição e vento.
• Subestação Abrigada - são aquelas no qual os equipamentos são instalados ao abrigo do tempo, sendo este abrigo uma edificação ou uma câmara subterrânea.
2. Objetivo
O objetivo deste trabalho é apresentar os principais tópicos de uma subestação, de modo a consolidar o aprendizado exposto em sala de aula. Este trabalho apresenta quatro tópicos principais, os quais serão enumerados abaixo:
1) Comparar os esquemas elétricos operacionais sob aspectos técnicos e custos de implementação das SE’s
2) O que ocorre na SE considerando todos os esquemas elétricos estudados, para as seguintes condições:
a. Manutenção dos disjuntores.
b. Manutenção das barras.
c. Condições normais.
d. Defeito em barra.
e. Defeito em circuito.
3) Desenhar o diagrama unifilar de uma SE a ser escolhido no sistema interligado nacional.
4) Dissertar sobre um dos equipamentos da SE:
a. Disjuntor.
b. Seccionador.
c. TC.
d. TP.
e. Para-ráios.
f. Transformador.
g. Reator.
h. Proteção.
i. Controle.
3. Esquemas Elétricos Operacionais (1ºQuestão)
Este tópico corresponde à comparação dos esquemas elétricos operacionais sob aspectos técnicos e os custos de implementação e a ampliação das subestações.
Os esquemas elétricos operacionais de uma subestação diferenciam um dos outros pela forma a qual os elementos (linhas, transformadores, disjuntores e seccionadores) de uma subestação se conectam entre si. Cabe lembrar que o disjuntor pode operar com o circuito energizado, enquanto a chave seccionadora somente opera com o circuito sem carga.
Os principais esquemas elétricos são apresentados abaixo:
3.1. Barra Simples:
Este é o esquema mais simples de uma subestação. Neste esquema, todos os circuitos se conectam a mesma barra e na
...