TEORIA DA CONTABILIDADE
Pesquisas Acadêmicas: TEORIA DA CONTABILIDADE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: juscy • 18/8/2014 • 3.728 Palavras (15 Páginas) • 308 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Bacharelado em Administração 3º período
Professora EAD:
Disciplina: TEORIA DA CONTABILIDADE
José de Arimathea Mendonça Dionízio RA: 386554
Juscilene Marinho de BritoRA: 386025
Laiane Barbosa CostaRA: 381516
Sônia Maria Mendes de Souza RA: 352578
Araguaína – TO.
Novembro / 2012
Araguaína/ Tocantins
Novembro / 2012
TEORIA DE CONTABILIDADE
Turma 20 – Semestre 3º
Relatórioapresentadocomo atividade avaliativa da Disciplina de Teoria da Contabilidade Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da UniversidadeAnhanguera - Uniderp, sob a orientação do professor-tutor Presencial: Márcia Mendes Pereira de Oliveira
SUMÁRIO
Introdução.......................................................................................................................Pág 04
Desenvolvimento.......................................................................................................Pág 05/08
Considerações Finais.......................................................................................................Pág 09
Bibliografia......................................................................................................................Pág 10
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
A origem da Contabilidade
Como Ciência humana, a Contabilidade teve a sua origem através do homem, ao querersaber o resultado das suas atividades econômicas. Com essa interação, o homem pastoreador de ovelhas queria saber a quantidade de animais que ele tinha após o período de intenso frio que a cada acontecia no seu local de moradia e trabalho. Assim após cada período de frio ele ao retirar os animais do aprisco encravado em funda de montanha precisava contar a quantidade de animais. Como não dispunha de escrita e número, ele teve a ideia de contar os animais através de pedrinha. Dessa forma, passou a relacionar cada pedrinha a um animal e mantê-las formando um monte. No ano seguinte, repetia a ação e comparava a quantidade de pedrinhas.
Constatou que no presente ano a quantidade de pedrinhas foi maior que a do ano anterior. Dessa ação nasce a função da contabilidade: avaliar a riqueza do homem; avaliar os acréscimos ou decréscimo dessa riqueza, desde o início da civilização. A contabilidade nasce através da comparação, cujo método é denominado atualmente pelos contabilistas de inventário.
2 –Os primeiros sinais que evidenciam a existência da contabilidade na antiguidade.
A Contabilidade é tão antiga quanto a existência do homem em atividade econômica, ou melhor, quem sabe, do homem sapiens, pois, mesmo não dispondo de moeda (dinheiro), escrita ou número, a contabilidade já era praticada por meio que o homem encontrou para lhe dar vez e vida, através da fase empírica, em que se utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente.
Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc. O homem de antigamente introduziu um período Mnemônico da Contabilidade por meio da escrita cuneiforme, símbolos gravados em barros ou placa de argila.
3 – A evolução da Contabilidade desde os primeiros registros até as partidas dobradas.
A atividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas a cobrança de imposto na Babilônia já se fazia com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negóciosefetuados pelo governo de seu País no ano 2000 a. C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses, taisinformações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros. Foi o pensamento do “Futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras administrações particulares aparecia a necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
Durante o processo de evolução, enquanto não havia o crédito, ou seja, compras, vendas e trocas eram à vista. Posteriormente, empregavam-se ramos de árvore assinalados como prova de dívida ou quitação. Os adventos do papel e da penal de escrever no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro de informações sobre negócios.
À medida em que as operações econômicas se tornam complexas, o seu controle se refina. Asescritas governamentais da República Romana (2.000 a. C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões. No período medieval, diversas inovações na Contabilidade foram introduzidas por governos locais e pela igreja. Mas é somente na Itália que surge o termo contabilitá.
Podemos resumir a evolução da ciência
...