Teorias Da Contabilidade
Artigos Científicos: Teorias Da Contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: garciamuro • 25/3/2013 • 4.701 Palavras (19 Páginas) • 857 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Curso Superior em Administração
ATIVIDADE AVALIATIVA
TEORIAS DA CONTABILIDADE
Agudos – SP
Novembro/2012
ATIVIDADE AVALIATIVA DE
TEORIAS DA CONTABILIDADE
Atividade Prática Supervisionada na matéria Teorias da Contabilidade, no Curso de graduação em Administração, da Universidade Anhanguera-Uniderp, turma 1, sob a orientação da Prof.ª Tutora Presencial Rosana Aparecida Dal’Evedove e Profª Tutor a Distancia JulianaLeite Kirchner.
Agudos – SP
Novembro/2012
SUMÁRIO
Pg.
INTRODUÇÃO 05
1.
2. 1. SURGIMENTO DA CONTABILIDADE 05
1.1 A ORIGEM DA CONTABILIDADE 05
1.2 OS PRIMEIROS SINAIS QUE EVIDENCIAM A EXISTENCIA DA CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE 06
1.3 A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE – DOS REGISTROS ATE AS PARTIDAS DOBRADAS 08
1.3.1 PERIODO ANTIGO 08
1.3.2 PERIODO MEDIEVAL 08
1.3.3 PERIODO MODERNO 09
1.3.4 PERIODO CIÊNTIFICO 10
2. IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE 11
2.1 OBJETIVO DA CONTABILIDADE 11
2.2 PRINCIPAIS USUARIOS E SUA NECESSIDADES 11
2.3 CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 12
3. PRINCIPIOS CONTABEIS 12
3.1 PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE 12
3.1.1 OS PILARES 13
3.1.2 AS PAREDES 13
3.2 QUADRO COMPARATIVO – PRINCIPIOS E POSTULADOS CONTABEIS 14
4. RELEVANCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS 15
4.1 ATIVO – CONCEITOS E FORMAS DE AVALIAÇÃO 15
4.1.1 ATIVO INTANGIVEL 15
4.2 PASSIVO – CONCEITOS 16
4.2.1 PATRIMONIO LIQUIDO 16
4.2.2 CONTAS RESERVAS 17
4.3 RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS 17
4.3.1 CASO PRÁTICO (GANHOS) 19
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o surgimento da contabilidade desde a antiguidade até a atualidade apresentando sua origem, seus primeiros sinais, sua evolução, sua importância, seus objetivos, quem são seus principais usuários e necessidades, suas características, princípios e relevância para as empresas evidenciando a evolução e organização do homem nos processos administrativos.
1. SURGIMENTO DA CONTABILIDADE
O surgimento da contabilidade pode ser explicado pela necessidade de suprir as limitações da memória humana mediante um processo de classificação e registo que lhe permitisse recordar facilmente as variações sucessivas de determinadas grandezas, para que em qualquer momento pudesse saber a sua dimensão. Progressivamente a contabilidade transforma-se numa fonte de informações na medida em que pode facultar a qualquer momento o conhecimento da situação da empresa e o andamento dos seus negócios.
Podemos assim dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.
Presentemente, às empresas não interessa apenas o registro histórico dos fatos patrimoniais. Também a previsão do futuro é um fato relevante da gestão moderna. A contabilidade já não é entendida apenas como um elemento de simples recolha e interpretação de dados históricos más também uma técnica eficiente de gestão. De fato, a gestão moderna não se limita a conhecer o passado e o presente. Devido a diversos fatores, entre os quais os acréscimos concorrenciais, torna-se necessário, cada vez mais, conhecer/prever o futuro a fim de estabelecer objetivos, e planejar a atividade mediante uma prévia seleção das diversas alternativas possíveis. Para isso são necessários elementos de diverso tipo que fundamentem essas escolhas - os dados fornecidos pela contabilidade constituem um importante auxiliar no fornecimento desses elementos. Por outro lado, depois de estabelecidos os objetivos e formulado o planejamento, existe a necessidade de estabelecer formas de controle de gestão e mais uma vez a contabilidade surge como um importante auxiliar fornecendo os elementos indispensáveis a esse controle.
1.1 A ORIGEM DA CONTABILIDADE
Por volta de 1494 foi publicado na Itália o Tractus de Computis ET Scripturis dentro da obra Summa de Arithmética, geometria, Proportioni et roporcionalitá. Segundo frei
...