TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:
Por: Álvaro Junior • 2/9/2017 • Resenha • 966 Palavras (4 Páginas) • 193 Visualizações
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ÁLVARO JUNIOR ALVES 5133408
AMANDA FERREIRA DE SOUSA CAIXETA 5135107
BRUNO MAHLER ARAÚJO RIBEIRO 1079881
IAGO ALVES GARCIA 5132929
RAFAELLA PARREIRA MACIEL 5133310
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:
POLIGONAÇÃO OU CAMINHAMENTO
UBERLÂNDIA – MG
2016
ÁLVARO JUNIOR ALVES 5133408
AMANDA FERREIRA DE SOUSA CAIXETA 5135107
BRUNO MAHLER ARAÚJO RIBEIRO 1079881
IAGO ALVES GARCIA 5132929
RAFAELLA PARREIRA MACIEL 5133310
LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO PLANIMÉTRICO:
POLIGONAÇÃO OU CAMINHAMENTO
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Geomática, do 4° período do curso de Engenharia Civil.
Orientadores: Pedro de Almeida Carisio.
UBERLÂNDIA – MG
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 OBJETIVOS 4
2 METODOLOGIA 5
3 resultados 6
4 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
O levantamento topográfico planimétrico é uma série de procedimentos que visam a representação gráfica da área de um terreno, sem considerar o relevo, por meio da obtenção de informações como ângulos e distâncias. Antes de qualquer levantamento, é necessário que se faça um reconhecimento prévio do terreno a ser trabalhado, demarcar os vértices da poligonal e definir qual o melhor método a ser utilizado.
Dentre alguns dos métodos, a poligonação é a mais empregada para determinação de coordenadas de pontos em Topografia. Uma poligonal é definida como uma série de linhas (segmentos) onde são conhecidos os comprimentos e medições. De acordo com Andrade, Júnior e Neto (2014, p.59) “O método do caminhamento é realizado através de cada vértice da poligonal topográfica, medindo-se ângulos e distâncias, percorrendo-se (caminhando) para outro vértice, fazendo-se o mesmo procedimento”.
Dessa forma, para que se defina uma poligonal a ser trabalhada, devem-se conhecer os ângulos e as distâncias entre seus segmentos. Os instrumentos básicos para a realização da poligonação são: teodolito, nível de luneta e trena. A baliza e o nível de cantoneira são acessórios que também poderão ser utilizados durante o processo. Veiga, Zanetti e Faggion (2012, p.140) resumem o procedimento da seguinte maneira: “Estaciona-se o equipamento na estação onde serão efetuadas as medições, faz-se a pontaria na estação ré e depois faz-se a pontaria na estação vante, obtendo o ângulo externo”.
OBJETIVOS
Realizar um levantamento topográfico planimétrico através do método da poligonação (caminhamento).
METODOLOGIA
O método do caminhamento é feito através de cada vértice da poligonal topográfica, medindo-se ângulos e distâncias, caminhando para o outro vértice. Para iniciar o processo de um levantamento, em primeiro lugar é necessário que se faça o reconhecimento do terreno. Para a obtenção dos ângulos externos, o caminhamento foi realizado no sentido horário.
Foram marcados três pontos como sendo os vértices da poligonal desejada, com o auxílio de piquetes. Estacionou-se o teodolito no ponto 0 (zero) e fez-se os devidos ajustes. A próxima etapa seria, através de uma bússola, determinar o norte magnético para calcular o azimute magnético do alinhamento 0-1. O azimute do alinhamento 0-1, no entanto, foi determinado pelo professor em sala de aula. Em um polígono de três vértices, como feito, o ponto 0 (zero) começa sendo a “estação”, o ponto 2 (dois) a “ré” e o 1 (um) a “vante”. Colocou-se um ajudante em cada ponto topográfico para segurar a baliza, mirou-se o teodolito na ré (ponto 2), zerando o ângulo horizontal do instrumento e, logo após, mirou-se na vante (ponto 1), obtendo assim o ângulo externo. Com a ajuda de uma trena, mediu-se a distância entre o segmento 0-1. Em seguida, o teodolito foi estacionado no ponto 1 (um), sendo assim, o ponto 0 (zero) passou a ser a ré e o ponto 2 (dois) a vante. Mirou na ré, zerou o ângulo horizontal do teodolito e mirou na vante, obtendo, mais uma vez, o ângulo externo. O processo foi realizado da mesma forma em todos os pontos, estacionando o teodolito e obtendo os ângulos e distâncias desejadas.
...