TRABALHO ACADÊMICO INTEGRADOR IX
Por: laurakilson • 21/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.049 Palavras (9 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1][pic 2]
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
IPUC – Curso de Engenharia de Energia
Laura Carvalho Kilson
TRABALHO ACADÊMICO INTEGRADOR IX
Atividade 03
Belo Horizonte
1º Semestre/2015
Laura Carvalho Kilson
TRABALHO ACADÊMICO INTEGRADOR IX
Atividade 03
Belo Horizonte
1º semestre/2015[pic 3]
LISTA DE FIGURAS
Figura 1: Conta de Energia Elétrica 8
Figura 2: Gerador Fotovoltaico Autônomo com Baterias 12
Sumário
1. APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO 5
1.1. Apresentação da empresa 5
1.2. Descrição das atividades da empresa 5
1.3. Descrição das atividades realizadas pelo estagiário 6
2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA 7
2.1. Apresentação do problema e dos dados que o comprovem 7
2.2. Contextualização do problema em relação às demandas de energia no cenário nacional 9
2.3. Benefícios esperados pelo desenvolvimento do projeto 9
3. ALTERNATIVAS PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA 10
3.1. Geradores 10
3.2. Usina Fotovoltaica 10
3.3. Alternativa a ser adotada 12
REFERÊNCIAS 14
- APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO
- Apresentação da empresa
A VLB Engenharia é uma empresa brasileira de engenharia de projetos e consultoria que tem como prioridade oferecer as soluções mais adequadas e econômicas às necessidades específicas de cada cliente (VLB ENGENHARIA, 2015).
Especializada nos setores Hidroenergéticos, Energia Eólica, Subestação, Abastecimento de Água, Aeroportuário, Metroviário, Rodoviário, Instalações Industriais e Edificações. A VLB Engenharia conta com o conhecimento de sua equipe técnica e com o apoio de consultores nas mais diversas áreas (VLB ENGENHARIA, 2015).
- Descrição das atividades da empresa
A VLB Engenharia tem o conhecimento e a experiência necessários para oferecer uma série de serviços nos setores de elaboração de projetos, atendimento à obras, dentre outros. Contando com um estrutura moderna, a empresa atua nas diversas etapas dos projetos (VLB ENGENHARIA, 2015).
- Pré-projeto:
- Investigações Geológicas e Geotécnicas;
- Levantamentos Topográficos, Batimétricos e Cadastrais;
- Relatórios Técnicos;
- Inventários;
- Anteprojetos e Projetos Básicos;
- Estimativas de Custos e Orçamentos.
- Projeto:
- Projetos Executivos;
- Especificações Técnicas;
- Supervisão de Construção;
- Gerenciamento da Implantação de Empreendimentos;
- Engenharia do Proprietário;
- Fiscalização de Obras.
- Descrição das atividades realizadas pelo estagiário
O estágio será na área de prospecção de novos mercados, pois a empresa irá expandir a sua área de atuação para os mercados de Energia Solar e Termelétricas, sendo realizadas pesquisas para saber como está o mercado, os leilões que irão acontecer.
Na atual conjuntura o Brasil precisa de investimento em novas usinas para complementar a matriz energética nacional, pois as usinas já existentes não irão conseguir suprir o cenário futuro de demanda energética, além de que com o período de seca que o país vem passando, a água das usinas que também é utilizada para o abastecimento humano está em falta, sendo necessária novas formas de se produzir energia para a população.
- DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
- Apresentação do problema e dos dados que o comprovem
O Trabalho Acadêmico Integrador IX será realizado no Cemitério Belo Vale, localizado na cidade de Santa Luzia, Minas Gerais, ele é um empreendimento que pertence a um dos fundadores da empresa VLB Engenharia.
O Cemitério Belo Vale está localizado no final de uma linha de distribuição da CEMIG, o que faz que enfrente problemas no abastecimento de energia, somente no mês de março ocorreram falhas em três dias do mês enquanto que, segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), a média anual sem abastecimento é de 10,56 dias.
Em janeiro de 2015, houve uma expansão do empreendimento que agora conta com um crematório. Esse é operado por um software e que com essas falhas desconfiguram o sistema, ocasionando em custos extras, pois é necessário que um técnico o reconfigure. A implantação do crematório também ocasionou um aumento do consumo de energia que antes da sua implantação era de 3.360 kWh, em janeiro aumentou cerca de 50%, consumindo um total de 5.040 kWh e em março o consumo quase dobrou atingindo o valor de 6.300 kWh, como mostra a Figura 1.
[pic 4][pic 5]
Fonte: CEMIG, 2015.
Outro problema que as falhas no abastecimento de energia ocasiona é a falta de segurança nos velórios, porque como o cemitério é localizado em um bairro de periferia que é considerado bastante violento, e com a falta de energia torna-se um local propício a violência.
- Contextualização do problema em relação às demandas de energia no cenário nacional
É de conhecimento geral que os consumidores serão vítimas este ano de um tarifaço sem precedentes, com aumentos expressivos nos preços da energia elétrica. Como se esperava, somos nós que pagaremos a conta da má gestão e da sequência de desordem do governo desde a publicação da MP 579, em setembro de 2012. O pior de tudo, no entanto, é que até agora não se sabe exatamente qual o tamanho da bomba que os consumidores terão que pagar. É evidente, pelo tamanho do rombo, ainda crescente, que nem os 40% de aumento serão suficientes (KNOEDT, 2015).
...