TRABALHO DE ROTEIRO DE APRENDIZAGEM
Por: Gleiceni da Silva Palmiro • 22/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.474 Palavras (6 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TRABALHO DE ROTEIRO DE APRENDIZAGEM – NÚCLEO VI (CICLO I)
Elaborado por
Gleiceni da Silva
Lucas Costa
Raquel Mendes
Vanessa Matos
Verônica Costa
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE EFICIÊNCIA HÍDRICA
Rio de Janeiro – RJ
21/09/2020
Introdução
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que 2,2 bilhões de pessoas no mundo não têm acesso à água potável. Nos países em desenvolvimento, esse problema está relacionado a 80% das doenças e mortes.
Ao todo, 26 países enfrentam escassez crônica de água e a previsão é de que em 2025 o problema afete 52 países e 3,5 bilhões de pessoas.
É importante entender que a água doce disponível no planeta tem uma distribuição desigual. O Brasil, por exemplo, detém 12% da água doce mundial, mas enfrenta desafios no que se refere à disponibilidade do recurso. A discrepância geográfica e populacional da água no país é um dos grandes problemas: a Região Hidrográfica Amazônica comporta 74% da disponibilidade de água e é habitada por apenas 5% dos brasileiros. Ou seja, a água nem sempre está localizada próxima à população que necessita desse recurso para sua sobrevivência.
As causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são:
- desperdício de água;
- diminuição do nível de chuvas;
- discrepância geográfica;
- aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
Além disso, nosso planeta é composto, em sua maioria, por água do mar (salgada e/ou salobra). Apesar do grande volume e da possibilidade de dessalinização da água – que inclusive já é implementado no Brasil desde 2004, o problema é que as técnicas utilizadas para dessalinizar a água costumam ser bastante dispendiosas e, em muitos casos, não são viáveis para uma determinada região. Elas são mais necessárias em locais onde a água doce é bastante limitada ou escassa, como regiões táridas, segundo o site https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/o-que-dessalinizacao-agua.htm
Vale ressaltar que é um processo que utiliza produtos químicos na limpeza. Esses produtos são descartados quando perdem a capacidade de atuar na limpeza da água gerando uma poluição ambiental. Além disso, é uma água muito cara, em torno de U$ 1,00 o m³ o que freia o investimento deste processo.
No entanto, apesar do grande potencial dessa prática, o problema da crise hídrica é muito complexo e exige uma série de medidas para ser contornado.
A ONU reconhece o acesso à água e ao saneamento básico como um direito universal. A meta é que os países membros trabalhem para que todas as pessoas tenham acesso a esse direito até 2030. No entanto, a demanda crescente por água pode afetar a produção de alimentos e gerar conflitos.
Em uma comparação entre a agropecuária, residências e a indústria é possível notar que a agropecuária é a maior consumidora de água atualmente, responsável por 69% da retirada anual de água no mundo. As residências particulares respondem por 12% e a indústria (incluindo a geração de energia), por 19%.
[pic 2]
De acordo com as estimativas, 31 países passam por estresse hídrico entre 25% e 70%. Outros 22 países estão em situação grave de estresse hídrico, ou seja, acima dos 70%. Isso significa que essas nações fazem uso intenso do recurso, com grandes impactos na sustentabilidade.
Segundo a ONU, as principais razões para a falta de acesso à água são:
- urbanização;
- crescimento populacional;
- desigualdade social;
- pobreza;
Considerando o descrito anteriormente a Progreen, buscará soluções que atendam a população, gere economia e ajude a natureza. Foi com esse pensamento positivo que desenvolveremos um projeto que fará a captação de água reutilizável e que normalmente seria desperdiçada sem que houvesse um fim ecologicamente adequado.
A água gerada em função do uso de ar condicionado, água não consumida na utilização em bebedouros, água de chuva retida em lajes, água de limpeza de caixas d’agua e outros que podem ser redirecionadas para reutilização.
Objetivo Geral:
Capturar, armazenar, tratar e reaproveitar a água de forma sustentável e segura promovendo economia, aproveitamento sustentável e com baixo custo de investimento.
Objetivo específico:
Garantir a aplicabilidade da água reaproveitada de gotejamento ar condicionado em atividades que não gere risco na vida das pessoas em atividades comuns e possa ser utilizada em aplicações como lavagem de veículos, irrigação, lavar calçadas, na descarga de vaso sanitário e que não seja específico para consumo humano. Esse projeto aplica-se ao âmbito residencial e/ou comercial.
REFERENCIAL TEÓRICO
Cada etapa tem sua importância, capturar, armazenar, tratar e reaproveitar a água requer atenção em cada parte. Veja abaixo cada etapa:
- Capturar: O processo de captação consiste em buscar pontos de água que possam ser utilizadas. Esse processo se dará através de um sistema de encanamento personalizado, desenvolvido para cada local onde ocorrerá a captação de água.
- Formas de captação: Será através de encanamento que possibilitem o escoamento e desvio da água para um local específico.
- Materiais para captação de água: encanamento, calhas, forro, filtro, tela de proteção. Esses materiais podem ser utilizados ou não, vai variar de acordo com o tamanho do projeto que será montado para cada cliente.
- Armazenar: Armazenar consiste em guardar toda água capturada através do sistema de captação desenvolvido para cada projeto. O armazenamento será em local previamente definido, de acordo com o espaço disponibilizado pelo solicitante e adequado para que possa atender as expectativas de cada cliente. É necessário definir um espaço que possa servir para instalação de um reservatório que receberá toda água capturada.
2.1 Formas de armazenamento: As formas de armazenamento são flexíveis e temos diversas opções. O armazenamento pode ser de baixa escala como armazenar em toneis de água ou em grande escala que poderia ser em cisterna e/ou caixa d’agua.
- Tratar: Para que a água possa ser utilizada ela deverá receber um tratamento prévio. Desta forma quando for para o reservatório ela já pode sair dali e ser utilizada. No processo de entrada de água faremos a filtragem e tratamento básico, tornando possível a utilização dessa água capturada em áreas como irrigação e lavagem de carro.
3.1 Filtragem: A filtragem será feita através de um filtro de carvão que estará instalado no cano. Ao receber a água ela passará pela filtragem e cairá no recipiente de armazenamento, pronta para o uso. Para esse processo optamos pelo filtro de carvão ativado. O carvão ativado é um material de carbono com uma porosidade bastante desenvolvida, com capacidade de coletar seletivamente gases, líquidos ou impurezas no interior dos seus poros, apresentando, portanto, um excelente poder de clarificação, desodorização e purificação de líquidos ou gases.[pic 3][pic 4]
...