TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

Por:   •  1/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO ASSIS GURGACZ

amanda deparis

amanda mattje ribeiro

gabriela barreto

jULIA ALEBRANTE

MARCEL FELIPE VARELA

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

CASCAVEL – PR

2017

amanda deparis

amanda mattje ribeiro

gabriela barreto

JULIA ALEBRANTE

MARCEL FELIPE VARELA

TRABALHO DE TOPOGRAFIA

Trabalho entregue como requisito parcial de avaliação do 2º bimestre à disciplina de Topografia do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz.

Professora: Joseane Bortolini

CASCAVEL - PR

2017

1.TÍTULO:

        Experimento Final: Realizado em 02/06/2017.

        Técnicas de Campo: Levantamento Topográfico.

            Alunos: Amanda Deparis; Amanda Mattje Ribeiro; Gabriela Barreto; Julia                 Alebrante; Marcel Felipe Varela.

2. OBJETIVO:

        Realizar um levantamento topográfico planialtimétrico.

3. RESUMO:

        O desenvolvimento deste trabalho compreendeu-se em apresentar um levantamento topográfico planialtimétrico de um terreno 15x17 metros, alojado dentro do Centro Universitário Da Fundação Assis Gurgacz, de acordo com os conteúdos estudados em sala e realizados na prática da disciplina de Topografia.

4. INTRODUÇÃO:

Considerando a necessidade de integração da prática com a teoria, principalmente na topografia, é de fundamental relevância o desenvolvimento de práticas experimentais. A experiência prática, possibilita ao aluno o uso de métodos, técnicas, instrumentos de laboratórios, assim como, permite o desenvolvimento e ligação dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula.

Durante muito tempo a apresentação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o passar do tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para uma representação da área em questão. Assim surge a Topografia que foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.

A importância da Topografia para as engenharias é direta e necessária. Ao se projetar qualquer obra de qualquer engenharia, arquitetura ou agronomia, se impõe o prévio levantamento topográfico do lugar onde a mesma deverá ser implantada, que se incumbe do levantamento ou medição, que deverá ser preciso e adaptado ao terreno. É somente com etapas de planejamento, execução e análise de dados, que hoje pode-se ver trabalhos de campo com pontos do terreno, definidos pela medição de ângulos e alinhamentos, que passam a constituírem os elementos básicos para a representação geométrica da área. No escritório, são feitos os cálculos necessários dos dados (ângulos e distâncias) numericamente determinados no campo, executa-se o desenho em papel, representando a projeção horizontal da área levantada.

O presente trabalho descreve um levantamento topográfico planialtimétrico de um terreno 15x17 metros, situado dentro do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz. Este mesmo contem a área e perímetro do Imóvel; Perfil topográfico da parte central; Declividade média percentual e angular da parte central; Plano de corte e aterro para todos os pontos; Volume da movimentação de terra em m³; Número de pavimentos possíveis para a obra.

 A realização do trabalho ocorreu de acordo com os conteúdos estudados em sala eefetuados na prática da disciplina de Topografia, ministrada pela professora Joseane Bortolini no primeiro semestre de 2017.

5. MATERIAIS E MÉTODOS:

5.1) Materiais utilizados para o levantamento topográfico:

  • Teodolito;
  • Nível topográfico;
  • Tripé;
  • Baliza;
  • Nivel de Cantoneira;
  • Régua ou mira falante;
  • 21 Piquetes;
  • Marreta;
  • Rádio de comunicação;
  • Trena;
  • Prancheta;

5.2) Métodos utilizados para o levantamento topográfico:

5.2.1) A metodologia utilizada neste trabalho para obter o levantamento topográfico planimétrico foi a medição de distância indireta (teodolito, régua ou mira falante) de distâncias, por irradiação. Primeiramente com o auxílio da marreta foram cravados 21 piquetes com auxílio da trena para medição da distância entre os piquetes, para que fossem cravados com as distâncias corretas (comprimento = 17m com distância entre 5 piquetes de 4,25m e largura = 15m com distância entre 4 piquetes de 5m) no qual foram utilizados para serem pontos de referências das medições do terreno. Em seguida foi fixado o tripé relativamente ao centro do terreno delimitado (15m x 17m) para apoiar o Teodolito, sendo ele instalado, nivelado e prumado (seguindo processos de orientação das aulas práticas de Topografia ministradas pela Professora Joseane Bortolini), para respectivas medições angulares e lineares. No processo de medição Linear utiliza-se os instrumentos: teodolito, régua ou mira falante e nível de cantoneira para a medição dos três fios (fio superior, fio médio, fio inferior) estes auxiliam na medição da área e perímetro.  No processo de medição Angular utiliza-se os instrumentos: teodolito, baliza e o nível de cantoneira calculando em graus o  ângulo formado de um ponto ao outro (total de 4 pontos, sendo eles os “cantos” do terreno), ao final da medição somando-os deveriam resultar em um total de 360º, conforme a figura 05. Esses métodos planimétricos utilizados serviram para calcular a área e o perímetro do imóvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com