Tabelamentos De Preços No Brasil
Pesquisas Acadêmicas: Tabelamentos De Preços No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 29/11/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Em economia, contabilidade, finanças e negócios, preço é o valor monetário expresso numericamente associado a uma mercadoria, serviço ou patrimônio. O conceito de preço é central para a microeconomia, onde é uma das variáveis mais importantes na teoria de alocação de recursos (também chamada de teoria dos preços).
Em Marketing, preço é uma das quatro variáveis no Composto Mercadológico, ou marketing mix que os mercadólogos usam para desenvolver um plano de marketing. Segundo Jay Conrad Levinson, 14% dos consumidores decidem suas compras baseando-se exclusivamente no preço. Computa-se no preço, não apenas o valor monetário de um produto, mas tudo aquilo que o consumidor tem que sacrificar ao adquirir um bem.
Normalmente o chamado "preço de custo" é o trabalho e a dificuldade para adquirí-la. Por isso, os mercadólogos incluem em suas considerações os custos contábeis indiretos, custos de manutenção, a necessidade de recompra, e econômicos como mesmo a energia física, o tempo e o custo emocional de se adquirir uma oferta. Outras espécies de preço são:
Preço de Atacado e Varejo - Determinado pelo volume de vendas
Preço corrente - Determinado no mercado de oferta e procura
Preço justo - conceito capitalista que se opõe a mais valia socialista
Índice [esconder]
1 Estratégias de Preço
2 Outra Definição
3 Tabelamentos de preços no Brasil
4 Ver também
5 Ligações externas
Estratégias de Preço[editar | editar código-fonte]
Diminuição dos custos indiretos
Valorização da oferta
Penetração de mercado
Pacote de valor
Liderança de Preços
Preços promocionais
Descontos
Concessões
Financiamentos
Preço segmentado
Diversidade na forma de pagamento
Preço dinâmico
Negociação
Prazos flexiveis
Outra Definição[editar | editar código-fonte]
O preço de venda é o valor que deverá cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, as despesas variáveis, como impostos, comissões, etc. As despesas fixas proporcionais, ou seja, aluguel, água, luz, telefone, salários, pró-labore, etc., e ainda, sobrar um lucro líquido adequado.
Tabelamentos de preços no Brasil[editar | editar código-fonte]
No Brasil, desde a Constituição Federal de 1946 (artigo 148) existe a preocupação com o "abuso econômico" e a possibilidade de "repressão" por parte do Estado que acabou por ser regulada pela Lei Antitruste (nº 4.137 de 10.09.1962). A Lei dos Crimes contra a Economia Popular (nº 1.521 de 26.12.1951) dispunha como tal a venda ou oferecimento ao público de preço superior ao tabelado (artigo 2º, Inciso VI). A lei foi usada contra aqueles que desrespeitaram também o "congelamento de preços", instituido pelos planos econômicos a partir do Plano Cruzado de 1986.
...