TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa 4.2 - Proteção ao Meio Ambiente

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.081 Palavras (5 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina: Proteção do Meio Ambiente.

Identificação da tarefa: Tarefa 4.2. Segunda tarefa final da disciplina. Envio de arquivo.

Pontuação: 15 pontos de 40

TAREFA 4.2

A Proteção do Meio Ambiente neste curso tem por objetivo desencadear o entendimento para a proteção coletiva envolvida em paralelo por ações administrativas e de gestão empresarial. A Engenharia de Segurança do Trabalho atinge patamares onde o aprofundamento do processo de trabalho é fundamental para concluir e definir as principais medidas de prevenção. A implantação de sistemas de ventilação industriais é um exemplo claro destas ações.

O conceito da ventilação industrial está baseado na movimentação do ar de forma planejada para que se possa atingir objetivos específicos no ambiente de trabalho industrial. A movimentação do ar pode ocorrer através de meios mecânicos ou natural tendo em vista que se deve observar a dinâmica entre pressão positiva e pressão negativa no ambiente.

A ventilação tem sido utilizada tradicionalmente no campo da higiene do trabalho não só para evitar a dispersão de contaminantes no ambiente industrial como também para promover a diluição das concentrações de poluentes e para a manutenção e promoção do conforto térmico.

Um dos objetivos da ventilação industrial e do controle de emissão de poluentes visa atender a resolução do CONAMA n°03/1990 que define poluente atmosférico como sendo qualquer forma de matéria ou energia com intensidade e em quantidade, concentração, tempo ou características em desacordo com os níveis estabelecidos, e que tornem ou possam tornar o ar impróprio, nocivo ou ofensivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e à flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade e às atividades normais da comunidade.

Sendo assim, os conhecimentos aplicados para a utilização adequada da ventilação industrial devem ser criteriosamente definidos e conhecidos afim de, possibilitar sua adequada utilização e a garantia da implantação de processos de proteção coletiva, garantindo o atendimento às normas existentes.

Faça a leitura do capítulo 3 da Unidade 3 e elabore um artigo opinativo sobre os principais processos utilizados para o controle da poluição industrial e quais as vantagens no meio ambiente laboral. Conclua – Apenas o equipamento de proteção individual é suficiente para garantir qualidade de vida?

O texto deve ter entre 500 e 1.000 palavras, excluídas as referências bibliográficas. Vale 15 (quinze) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

Tarefa 4.2:

A ventilação industrial tem a finalidade de fornecer ar para um ambiente fechado, seja por meios naturais ou mecânicos, visando a assegurar o controle atmosférico desse ambiente. Para instalações industriais, a ventilação controla concentrações de poluentes, contaminantes e condições térmicas.

Para se definir a implementação do sistema de ventilação e/ou exaustão alguns critérios devem ser definidos como: tamanho da área fabril, concentração do poluente, tipo de poluente, grau de purificação desejado. Os sistemas de ventilação podem ser classificados como Ventilação Geral (natural ou mecânica) e Ventilação Local Exaustora.

O objetivo da Ventilação Geral é a passagem de ar externo, não contaminado, que promove a purificação ou redução de substâncias em determinado ambiente com baixas concentrações de fontes de contaminação. Na ventilação natural, não são utilizados recursos mecânicos, desse modo ela aproveita o efeito dos ventos dominantes para renovar o ar, através de aberturas, lareiras, rachaduras, paredes, etc. Já na ventilação mecânica, ela é forçada por meio de equipamentos, podendo ser por insuflamento (quando um ou mais ventiladores insuflam ar no ambiente, de modo que a pressão interna fica maior que a externa, saindo o ar por aberturas existentes) ou exaustão (quando um ou mais exaustores retiram o ar do recinto, de modo que a pressão interna fica menor que a externa, a qual força o ar externo para o recinto).

A ventilação mecânica por insuflamento permite o controle do ar externo a insuflar, evitando a penetração eventual de outro contaminantes. Como não há controle do ar que sai do ambiente, é necessário verificar se não haverá contaminação de outro recinto. Esse tipo de ventilação agrega custos com energia e manutenção. Já a ventilação mecânica por exaustão permite o tratamento do ar de saída, evitando a contaminação de outros ambientes, porém possibilita a admissão de ar contaminado. Também agrega custo com energia e manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com