Tcc Segurança Da Informação
Pesquisas Acadêmicas: Tcc Segurança Da Informação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivolook • 4/3/2015 • 9.084 Palavras (37 Páginas) • 885 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente, a medida que a tecnologia cresce na internet e em outras comunicações que existem no pais, está cada vez mais aumentando o número de usuários que utilizam a internet e trocam informações, e com isso a segurança dos sistemas se torna cada vez mais indispensável hoje em dia na vida dos usuários que cada vez mais utilizam essa ferramenta muito importante, a tecnologia. Cada vez mais, com o crescimento e os avanços da tecnologia, se cresce também as informações e assim também, os Sistemas com informações importantes com mais segurança atrelada, são acessados diariamente por milhões de pessoas, e muitos desses sistemas contêm informações que nem todos os usuários podem ter acesso e com isso é cada vez mais importante controlar o que os usuários acessam pela sua própria segurança do usuário e do aparelho utilizado em uma empresa.
Empresas de grande e até de pequeno porte, utilizam sistemas para gerenciar suas atividades e armazenar informações importantes, pessoas diferentes e diversos setores, com um determinado sistema, podem armazenar informações, designadas apenas à diretoria. Desse modo a se uma empresa não utilizar esse métodos de não aplicação das técnicas de segurança no sistema identificando e validando o usuário; corretamente, pode fazer que com que um usuário qualquer possa ter acesso a todas as informações do sistema, a perda ou o vazamento dessas Informações e com isso pode virar uma grande bola de neve, que podem trazer grandes danos, prejuízos, e até mesmo a falência de uma empresa e e nesse momento que entra a segurança da informação, como outras partes importantes do sistema, o servidor também não é dos menores e precisa estar protegido e sempre atualizado contra invasões de usuários que tenham más intenções ou até de usuários curiosos que entram aonde não devem e também os crackers, pois caso contrário alguns, arquivos poderiam ser facilmente acessados com um pouco de conhecimento técnico e com essa perda de informação os danos poderiam ser maiores do que o que se tinha pensado ou previsto,
Mas o objetivo deste já deste trabalho é apresentar formas de como proteger as informações de uma forma geral e eficaz, nos sistemas, procurando garantir a segurança do mesmo, identificando pontos que estão vulneráveis, e assim buscando alguns aplicativos de proteção, a metodologia utilizada neste trabalho é bibliográfica, diante deste perigo, torna-se imprescindível a utilização de um bom sistema, defrontando-se assim com o seguinte questionamento: Quais as necessárias medidas que devem ser feitas, para se obtiver um excelente sistema ou pelo menos um que tenha alguma segurança, de algum modo? E assim de modo será abordado o referencial teórico existente acerca do tema segurança da informação em sistemas, expondo as considerações de variados autores, as quais servirão posteriormente como base para o desenvolvimento da análise, bem como das melhorias propostas, e assim serão utilizados para a pesquisa deste projeto, a pesquisa exploratória, fazendo o levantamento bibliográfico do assunto abordado que se caracteriza como pesquisa bibliográfica, a pesquisa também será descritiva, pois se fará a observação e análise do ambiente para onde pretende-se implementar a política de segurança e na atualmente com os avanços tecnológicos, está exigindo cada vez mais que os técnicos em segurança criem novos recursos, adquiram novos conhecimentos e conheçam as novas ferramentas para não por em risco a segurança das Informações por motivo que os piratas da internet cada vez mais atacam os sistemas com tecnologias cada vez mais atuais e modernas e assim desse modo a segurança da informação busca cada vez mais maneiras de se proteger contra esses ataques. A existência da segurança refere-se à proteção de informações de uma determinada empresa ou pessoa, essas informações podem estar expostas ou registradas ao público para consultas ou pesquisas, as necessidades de estabelecer questões para definir o nível de segurança são essenciais, pois o sistema ficará mais confiável e as informações não ficarão vulneráveis às pessoas mal intencionadas que têm o objetivo de furtar, destruir ou modificar as informações de maneira que sejam evitados esses crimes e a confiabilidade do sistema é perdida quando existe uma quebra de sigilo de uma determinada informação, permitindo com que sejam expostas informações restritas, as quais seriam acessíveis apenas por um determinado grupo de usuários ou pessoas, quando a informação fica exposta ao manuseio de pessoas não autorizadas. O sistema que não possui implementação realista, definindo áreas e pessoas responsáveis pela utilização do sistema não é seguro e qualquer usuário vai ter acesso aos diretórios e informações, esses sistemas muitas vezes não são seguros, pela falta de atenção dos administradores ou desenvolvedores, deixando vulneráveis alguns pontos do sistema sem uma programação eficaz para proteger as informações ou não se atentando às permissões de acesso.
1- SEGURANÇAS DA INFORMAÇÃO
Os sistemas que contem alguma informação de real sentido para o usuário final se pode ter um grande valor pra quem já o tem. Diz (REZENDE E ABREU, 2000).
A informação está cada vez mais valorizada pelas organizações, pois essas informações que ela detém podem ser seu grande diferencial em relação aos concorrentes para destacar-se no mercado, e é tida como um patrimônio da empresa. Com a crescente dependência dos sistemas de informações as empresas passaram a dar mais atenção à segurança de seus dados. Como outro bem qualquer, a informação deve ser bem preservada contra terceiros que possam utilizá-las para prejudicar a empresa de alguma forma. (REZENDE E ABREU, 2000).
Cada dia mais as organizações cada vez faz investimento em Segurança da Informação, mas isso não somente é totalmente uma maneira que trará segurança real no futuro, e assim desse modo não atingidos por algum incidente. As empresas se preocupam mais se algo acontecer inesperadamente e que a proteção que existem na empresa sejam inadequadas e não tenha êxito, mas o que se espera se puder mais qualidade em agir da maneira mais prudente e possível para evitar o agravamento da situação Diz (REZENDE E ABREU, 2000).
Boas medidas de Segurança detêm o controle os ativos físicos, tecnológicos e humanos, para que os riscos sejam minimizados, diminuindo assim suas vulnerabilidades e os impactos sofridos. Deve ser levada em conta a importância do risco, definindo o que pode ser feito e avaliando principalmente o custo-benefício, pois nem sempre o investimento é compatível com o valor da informação.
...