Tecnicas Gerenciais
Artigos Científicos: Tecnicas Gerenciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 311270 • 25/10/2013 • 2.532 Palavras (11 Páginas) • 425 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Neste Trabalho trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: Os fundamentos das organizações, o planejamento, a organização, a direção, o controle e ação empresarial. As constantes mudanças no mundo corporativo exigem uma visão estratégica para enfrentar os desafios, buscando competências e habilidades para Gestão em diferentes áreas. Uma boa Gestão Empresarial esta ligada a estratégias competitivas cuja finalidade é agregar valor ao negócio da empresa, fazendo com que ela se posicione no mercado em que atua e se destaque da concorrência. O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Fundamentos das Organizações
Cada Organização pode ter os mais variados fundamentos. Um exemplo clássico são as organizações militares, fundamentadas na hierarquia e disciplina. Podemos definir que a hierarquia é a divisão dos níveis funcionais de forma vertical, e a disciplina é o imediato cumprimento das ordens recebidas e da forma como foram repassadas.
No mundo empresarial os fundamentos organizacionais são definidos pela própria organização, geralmente sendo fundamentados na característica social, missão e objetivos, funções e atividades, recursos e ambientes organizacional.
Na atualidade um dos fundamentos que mais esta sendo valorizado, é ações voltadas para a defesa do meio ambiente, pois ressaltam a responsabilidade social da empresa perante o meio em que esta inserida, formando em fins consumidores fiéis.
2.2 Planejamento
2.1 Sínteses dos tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.
2.2 Planejamento estratégico: É considerado como um processos gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação com seu ambiente. O planejamento estratégico é, normalmente, de responsabilidade dos níveis mais altos da empresa e diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção dos cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Planejamento tático: Tem por objetivo aperfeiçoar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico. O planejamento tático é desenvolvido a níveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade à utilização eficiente dos recursos disponíveis para a consecução dos objetivos previamente fixados, segundo uma estratégia pré-determinada bem como as políticas orientativas para o processo decisório da empresa. Planejamento operacional: Pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nessa situação têm-se, basicamente, os planos de ação ou planos operacionais. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas de planejamento tático. Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:
- Os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação;
- Os procedimentos básicos a serem adotados;
- Os produtos ou resultados finais esperados;
- Os prazos estabelecidos;
- Os responsáveis pela sua execução e implantação.
2.3 A Organização
Hoje com o mundo cada vez mais competitivo e globalizado e fundamental a organização administrativa, onde irá determinar a sobrevivência das organizações no mercado. Tendo como funções agregar varios fatores e recursos necessarios para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, ter flexibilidade, agregando valores, se doando cada vez mais, ter bons colaboradores, gerando assim bons resultados e novas ideias, buscando interiormente e exteriormente inovações, quebrando paradigmas a organização estara cada dia mais fortalecida. Na organização o esforço conjunto utilizando suas ideias para bens comuns, o diálogo, o entrosamento, a criatividade, colocando mais integração das inovações tecnologicas, melhorando os processos gerenciais, a sua equipe alcançara um melhor rendimento, melhor qualidade dos produtos, com visão, os objetivos terão mais facilidade de serem concluidos.
2.4 Processos Administrativos: Direção
Conceito Dirigir significa interpretar os planos para os outros, dando instruções sob como executa-lo em direção do objetivo a atingir. Dentro da direção podemos ter níveis distintos, direção a nível global, a nível departamental e nível operacional, onde se for seguido com planejamento o sucesso será eminente. Na função administrativa a direção tem por finalidade operar a organização á medida que está, ativamente, onde executa os planos traçados. Contudo o planejamento e a organização estando seguido como planejado, temos
...