Tema: "Roteiro De Preparação Para Negociações Salariais"
Casos: Tema: "Roteiro De Preparação Para Negociações Salariais". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cibelha • 22/11/2013 • 2.662 Palavras (11 Páginas) • 358 Visualizações
Atividade Prática Supervisionada
Polo: Santa Bárbara D`Oeste
Curso: Tecnologia em Marketing
Disciplina: Técnicas de Negociação
Profa. Msc. Karem Grubert Rojas
Profª. Tutora à Distância: Elisângela Facina
Tema: “Roteiro de Preparação para Negociações Salariais”
Cibele Tedesco – RA: 6923397079
Daniela Dalla Vechia Brigo – RA: 6718314443
SANTA BÁRBARA D’OESTE – SP
22/04/2013
INTRODUÇÃO
A negociação está presente em todos os momentos e fases da nossa vida. Ela acontece nos relacionamentos, com a família, em momentos de lazer, na contratação de serviços e em outros diversos momentos. Nesses momentos são encontrados os mais diversos tipos de situações que requerem algo a ser negociado.
Em uma negociação as partes podem ter interesses diferentes, nesse momento o estudo das técnicas de negociação se torna um diferencial muito vantajoso. Nas empresas não é diferente, negociamos o tempo todo com outros colaboradores, clientes e parceiros.
A negociação é uma estratégia poderosa que está presente em quase todos os momentos, abre caminhos para se chegar ao objetivo final e faz parte da interação humana. Negociar é uma arte, utiliza diversas habilidades como sensibilidade, criatividade, compreensão e análise de situação.
Através do estudo sobre as técnicas de negociação as habilidades podem ser aprimoradas em constante evolução. A negociação bem feita gera o sentimento mútuo de satisfação e proporciona crescimento humano.
ROTEIRO DE PREPARAÇAO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
A arte da negociação salarial é um processo delicado que exige planejamento e preparo da parte que irá solicitá-la. Hoje em dia a negociação salarial é um dilema, pois muitos temem expor a importância do salário para a realização profissional.
Desde o início é necessário clareza, planejamento e firmeza no objetivo. O momento para se negociar o salário também é importante, deve-se estar atento a política da empresa e no crescimento de mercado.
Abaixo um caso para estudo onde a resposta do pedido de aumento salarial é negativa. Ele aborda através de um roteiro o estudo da reação do pedido negado.
“Durante o ano que passou você assumiu novas responsabilidades, trabalhou duro e se dedicou totalmente à empresa para a qual trabalha. Além disso, você acaba de ingressar em um curso superior na área de gestão e está se capacitando para ser um funcionário melhor. Tem bons motivos para pleitear um aumento salarial. Bem preparado, munido de dados que comprovam o desempenho pessoal e os resultados para a empresa, dirige-se aos respectivos gerentes e ouve “NÃO” como resposta aos seus anseios e pretensões”.
Você estaria preparado para receber uma resposta negativa?
Sempre quando algo vai ser negociado, é natural ter a resposta negativa como possibilidade. Para um assunto delicado como a negociação salarial, chegar ao ponto de solicitar o aumento é porque se julga ter argumentos suficientes e mérito para ter o reconhecimento e a resposta positiva.
Por mais que o “NÃO” seja uma possibilidade, sempre vem acompanhado do sentimento de frustração e falta de reconhecimento. A reação mais natural é que haja uma queda no rendimento até que esse assunto seja superado.
Qual seria sua reação?
As respostas negativas e positivas fazem parte da vida e da relação profissional. É obvio que é bem mais fácil reagir ao “sim” e aos elogios, mas deve-se também estar preparado para o “não” e suas frustrações. A reação natural é o desapontamento, pois a negativa coloca em cheque o reconhecimento das ações desempenhadas.
Como administraria a situação?
O melhor caminho é entender a razão da resposta negativa. Ter calma e frieza para perguntar se o motivo é a fase em que a empresa se encontra ou se o desempenho ficou abaixo das expectativas. Nesse momento é importante entender o plano de carreira da empresa. Se as respostas forem sem argumentos que ajudem no desenvolvimento da carreira, é o caso de se considerar e planejar uma mudança de emprego.
Quais seriam seus argumentos nesta negociação salarial?
Na negociação é necessário apresentar os resultados alcançados com clareza e objetividade. É importante mostrar a dedicação e o interesse em adquirir novos conhecimentos que serão aplicados na empresa.
O relacionamento nessa negociação é como uma troca, a empresa aumenta o recurso investido no profissional e recebe um maior comprometimento e atribuição de responsabilidades.
O relacionamento precisa ser aberto, o gerente deve ter a oportunidade de informar quais são as pretensões da empresa em relação ao funcionário, orientar sobre os próximos passos para crescimento na carreira. O aumento de salário está aliado a maturidade, envolvimento e competências desenvolvidas.
CONCLUSÃO
A análise de uma negociação salarial demonstra o quanto é importante estudar e aprimorar as técnicas de negociação. As habilidades envolvidas no processo, quando desenvolvidas de forma contínua, formam um profissional diferenciado no mercado.
Destaca-se como parte fundamental do processo de negociação, o planejamento da ação. A parte que planeja e se prepara para negociar tem grande vantagem, pois compreende a outra parte envolvida e sabe o ambiente que vai encontrar. Isso interfere diretamente na forma de agir na negociação causando impactos positivos.
Por isso, deve-se focar na objetividade da negociação, administrar o tempo de discussão e analisar as propostas. Usar a percepção e identificar a necessidade e os desejos da outra parte a fim de satisfazê-las. Quanto mais as necessidades forem identificadas, mais chances existem de fechar uma negociação com êxito.
Faz parte das habilidades administrar os resultados positivos e negativos, transformando o “não” em oportunidade. O negociador é um agregador de valor, ele jamais
...