Texto: Debate Conceitual
Por: Elisa Crispim • 30/10/2017 • Relatório de pesquisa • 269 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
A leitura do texto tem como objetivo o debate de conceitos através do diálogo de diferentes autores. Nele, aborda-se a respeito do território, da paisagem, do ambiente, do sistema, do espaço e, posteriormente, sobre os espaços livres. O essencial na leitura desse artigo é refletir sobre os diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema.
Quando tratamos a respeito do conceito de ambiente, por exemplo, podemos perceber que ele se assemelha ao da paisagem a medida que ambos apresentam uma relação simbólica e física. Porém, a palavra chave que distingue ambas definições é “função”, pois, o ambiente está atrelado ao recorte espacial em que nos inserimos, ou seja, sua relação é com o uso em que ele é proposto. O ambiente também depende da percepção do usuário, esse olhar que, por sua vez, é absolutamente pessoal e define como e para que ele se destina.
O sistema pode ser definido tanto pela palavra em si que quer dizer “reunião, grupo, conjunto”, como por ações como “combinar, ajustar, formar”. A teoria dos sistemas afirma que há múltiplas relações envolvidas em um único sistema e os seus elementos estão em permanente transformação. Seguindo o mesmo pensamento, Milton Santos ao definir o espaço o considera como um sistema complexo. O conceito de espaço é bastante amplo e permite ser colocado lado a lado com algumas definições de paisagem, de lugar e até mesmo de ambiente.
Desse modo, ter a noção do que é um sistema é essencial para a compreensão das relações de interdependência que compreendem um espaço e a relação de hierarquia envolvida nos múltiplos recortes de sistemas de espaços livres.
...