Tipo De Orbita
Artigo: Tipo De Orbita. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rafaelm • 1/10/2013 • 238 Palavras (1 Páginas) • 412 Visualizações
Os tipos de órbita
O tipo de órbita na qual um satélite é colocado é definido principalmente em função da sua inclinação e do seu período de revolução (tempo de um giro completo em torno da Terra), o qual está diretamente relacionado com a sua altitude. Além de baixas ou altas, as órbitas podem ser de dois tipos básicos: polar e equatorial. Existem, no entanto, vários satélites com órbitas inclinadas entre os pólos e o equador. A órbita polar, paralela ao eixo da Terra, tem uma inclinação de 90 graus que permite a passagem do satélite sobre todo o planeta e de forma sincronizada com o movimento da Terra em torno do Sol. Por isso, é chamada também de sol-síncrona. Nessa órbita o satélite cruza o equador sempre na mesma hora local.
A órbita equatorial, com uma inclinação de 0 (zero) grau, coincide com o plano do equador. Ela é chamada de geossíncrona quando a sua altitude é de cerca de 36.000 quilômetros, o que permite ao satélite completar um giro em torno da Terra em 24 horas, aproximadamente o mesmo período de rotação do planeta. Nesse caso, também recebe o nome de geoestacionária, porque nessa órbita o satélite está sempre na mesma posição em relação à Terra. É como se o satélite estivesse “estacionado”, o que possibilita observar sempre a mesma área da superfície terrestre. Os satélites que se deslocam nesse tipo de órbita não cobrem as regiões polares.
...