Titulação ÁCIDO-BASE
Por: Natan Cabral • 21/8/2017 • Ensaio • 603 Palavras (3 Páginas) • 188 Visualizações
[pic 1]
Química Básica-PMA
Prof. Aline Nicolau
Materiais Comuns de Laboratório
Cristian Lisboa Cabral
Porto Alegre
19 de Abril de 2017
- Objetivos
Introduzir as principais técnicas de utilização de equipamentos de laboratório. Colocar o aluno em contato com equipamentos utilizados em trabalho de laboratório.
- Parte Experimental
2.1 Materiais
-sal de cozinha (NaCl)
-Água destilada
-água com corante alimentício
2.2 Vidrarias
-Balança Científica
-Balão Volumétrico de 100 ml
-Bastão de vidro
-Béquer de 50 ml
-Pipeta graduada
-Pipeta paster
-Pipetador
-Proveta
-Vidro de relógio
2.3 Procedimentos
A prática foi divida em duas partes (A e B). A parte A consistiu na medição de um líquido incolor (água destilada) e um líquido colorido (água com corante alimentício). Primeiramente colocou-se uma quantidade do líquido no béquer por meio de um refil no caso da água destilada e de uma proveta no caso da água com corante. Com o auxilio de uma pipeta graduada e de um pipetador, mediu-se 10 ml do líquido presente no béquer. Após, descartou-se a água destilada e recolocou-se a água com corante de volta na proveta.
A parte B consistiu em fabricar uma solução de NaCl e calcular a concentração da mesma. Primeiramente, com o auxilio de um vidro de relógio e de uma balança científica, pesou-se 1,0625 g de NaCl descontando o peso do vidro de relógio. Transferiu-se o NaCl para o béquer, lavando o vidro de relógio com água destilada e colocou-se em torno de 50 ml de água destilada no béquer. Misturou-se a solução com um bastão de vidro e verteu-se a mesma para um balão volumétrico de 100 ml. Preencheu-se o balão volumétrico com água destilada e com uma pipeta pateur terminou-se o preenchimento do balão volumétrico de maneira que o menisco tangenciasse o traço de referência do balão volumétrico de 100 ml. Homogeneizou-se a solução vertendo e invertendo o balão volumétrico e calculou-se a concentração da solução fabricada.
- Resultado e Discussão
A parte A da prática visou apenas ensinar aos alunos técnicas de medição de volumes.
A parte B da prática visou ensinar outras técnicas usadas em laboratório e a calcular a concentração em massa da solução fabricada. A concentração de NaCl na solução, ou concentração em massa, é dada pela razão entre a massa do soluto (NaCl) e o volume do solvente (Água destilada) [1].
C=M/V
Onde C é a concentração em massa, M é a massa do soluto e V o volume do solvente.
A tabela 1 apresenta a massa pesada de NaCl e a tabela 2 o volume de água destilada usada no experimento.
...