Titulação ÁCIDO-BASE
Por: Natan Cabral • 21/8/2017 • Ensaio • 646 Palavras (3 Páginas) • 282 Visualizações
[pic 1]
Química Básica-PMA
Prof. Aline Nicolau
Titulação Ácido-base
Cristian Lisboa Cabral
Porto Alegre
05 de Julho de 2017
- Objetivos
Consolidar a teoria sobre as reações de neutralização e estequiometria
- Parte Experimental
2.1 Materiais
-Solução NaOH 1 mol/L (padronizada).
-Solução HCl com concentração desconhecida.
-Indicador Fenolftaleína.
2.2 Vidrarias
-Bureta de 25 mL com suporte.
- 2 Copos de Béquer de 100mL
-Erlenmeyer.
-Proveta de 10 mL.
-Pipeta volumétrica 10 mL e pipetador.
-Pipeta pasteur
2.3 Procedimentos
A prática consistiu em realizar uma titulação ácido-base com ácido clorídrico (HCl) e hidróxido de sódio (NaOH). O primeiro passo foi colocar uma pequena quantidade de NaOH na bureta de modo que a substância tocasse todo o recipiente. Esta quantidade de hidróxido de sódio foi descartada em um copo de béquer de 100 mL utilizado para o descarte de substâncias
Com o auxílio de um outro copo de béquer de 100 mL, colocou-se 25 mL de NaOH na Bureta de 25 mL e com a pipeta volumétrica de 10 mL e um pipetador colocou-se 10 mL de HCl no erlenmeyer. Com o conta-gotas do recipiente de fenolftaleína foi colocado 2 gotas desta substância no erlenmeyer com os 25 mL de HCl.
Utilizando a bureta e seu suporte, foi colocado NaOH gota à gota no erlenmeyer enquanto o mesmo era movimentado até que a mistura ficasse levemente rosa. O experimento foi feito duas vezes.
- Resultado e Discussão
A proporção de hidróxido de sódio para ácido clorídrico é de 1:1, como mostrado na equação química a seguir: ¹
HCl + NaOH → NaCl + H2O
A concentração molar de uma substância é dada pela razão entre número de mols do soluto e o volume da solução.² Assim, isolando o numero de mols temos que este é dado pelo produto entre a molaridade e o volume da solução, como mostrado a seguir:
Molaridade = M
Número de mols soluto = n
Volume da solução = V
M = n/v → n = M.V
Sendo a proporção estequiométrica 1:1, 1 mol de NaOH equivale a 1 mol de HCl. Como o numero de mols é dado pelo produto entre molaridade e volume da solução, a proporção estequiométrica da substância pode ser escrita da seguinte forma: ¹
M(HCl) . V(HCl) = M(NaOH) . V(NaOH)
Para o experimento foi atribuído uma molaridade de 0,986 mol/L para o hidróxido de sódio. Querendo saber a molaridade do ácido clorídrico foi feito a titulação ácido-base duas vezes.
Na primeira execução da prática foi reagiu-se 10,7 mL de NaOH com 10 mL de HCl. Utilizando a fórmula anterior é possível calcular a molaridade do ácido clorídrico:
M(HCl) . V(HCl) = M(NaOH) . V(NaOH)
M(HCl) = (M(NaOH) . V(NaOH)) / V(NaOH)
M(HCl) = (0,986 mol/L . 0,0107 L) / 0,01 L
M(HCl) = 1,05502 mol/L
...