TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Aeroporto Cuiba

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.529 Palavras (15 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon

São Paulo

2015


PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO

Aeroporto Internacional de Cuiabá – Marechal Rondon

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Aeroportos e Ferrovias, do curso Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação do Profº. Marcus Vinicius Lemos Ignácio.

São Paulo

2015


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        CUIABÁ        4

3.        CUIABÁ E A AVIAÇÃO        9

4.        AEROPORTO INTERNACIONAL DE CUIABÁ – MARECHAL RONDON        10

5.        PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO        13

6.        PLANILHA DO PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO        18

7.        FOTOS        20

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        23

10.        TRABALHO EM ARQUIVO ELETRÔNICO        24


  1. INTRODUÇÃO

A cidade de Cuiabá foi fundada em 1719 as margens do rio Caxipó, é a capital do terceiro maior estado com matas nativas existentes de três biomas brasileiros, que seriam Amazônia, Cerrado e Pantanal. De acordo com o Tratado de Tordesilhas, a região do Mato Grosso pertencia à Espanha, mas foi tomada pelos bandeirantes que oficialmente demarcaram a capitania de Mato Grosso em 1748.

Cuiabá entrou para a história da aviação civil brasileira, em 1930, quando foi inaugurada a linha aérea São Paulo/Três Lagoas/Campo Grande/Corumbá/Cuiabá, operada pela Empresa de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul, antigo Sindicato Condor.

Os hidroaviões monomotores, Junkers de fabricação alemã, operavam o trecho Corumbá/Cuiabá, decolavam do rio Paraguai e pousavam no rio Cuiabá. Em 1938, o engenheiro civil Cássio Veiga de Sá, iniciou o projeto de construção do Aeródromo de Cuiabá. O campo de aviação, localizado atualmente na Vila Militar, foi inaugurado em 1939 com o primeiro pouso do trimotor Junker-52 da Empresa de Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul.

Em 1942, deu-se inicio aos estudos para construção de um novo aeroporto na capital mato grossense. O poder executivo estadual deu ao Ministério da Aeronáutica uma área de 700 hectares, na região de Várzea Grande, para abrigar o aeroporto.

Por força da Lei nº 4.629, de 14 de Maio de 1965, o aeroporto ganhou o nome de Marechal Rondon, grande militar brasileiro de origens indígenas, que desbravou a região amazônica, construindo 372 km de linhas e cinco estações telegráficas, desenvolvendo boas relações com o povo indígena, e assim abrindo caminhos do interior do Brasil. Rondon foi o segundo ser humano que nomeou um meridiano, no caso o meridiano 52, que é uma referencia para a história das comunicações no Brasil.


  1. CUIABÁ

Fundada em 1719, por Pascoal Moreira Cabral e descoberta por Miguel Sutil, a capital do estado de Mato Grosso, ficou praticamente parada, desde o fim das jazidas de ouro até o inicio do século XX. Após esse período, mostrou um crescimento populacional superior à média nacional, chegando ao seu auge em 1970 e 1980. O crescimento foi menor nos últimos quinze anos, acompanhando a queda que ocorreu na maior parte do país.

Atualmente, Cuiabá se tornou o principal polo industrial, comercial e de serviços do estado. Devido a grande arborização na região, foi apelidada de “cidade verde”. Esta situada na margem do Rio Cuiabá e forma uma conturbação como o município de Várzea Grande.

O município esta cercado por três grandes biomas, a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. A vegetação predominante na região é a do cerrado, desde suas variantes arbustivas até as matas mais densas à beira dos cursos d’água.

A economia em Cuiabá, atualmente, está concentrada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, formada por casas de gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, de objetos e artigos diversos. O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria. Muitas indústrias, principalmente aquelas que devem ser mantidas longe das áreas populosas, estão instaladas no Distrito Industrial de Cuiabá, criado em 1978. Na agricultura, cultivam-se lavouras de subsistência e hortifrutigranjeiros.

Próximo ao Distrito Industrial funciona a Usina Termelétrica de Cuiabá, que foi concluída em 2002, abastecida com gás natural boliviano, através de um ramal do Gasoduto Brasil-Bolívia. Esta usina possui uma potência instalada de 480 megawatts, respondendo em 2005 por 23,13% do total da potência instalada do estado. Quanto às exportações o foco de Cuiabá foi, em 2012, baseado principalmente em soja (37,04%), milho (25,77%), farelo de soja (14,70%), algodão cru (8,83%) e carne bovina congelada (5,66%).

A cidade de Cuiabá possui diversos atrativos turísticos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, e por ser um município muito antigo, com um patrimônio histórico de grande importância. O turismo de eventos também é crescente no município.

Inicialmente a arquitetura da área urbana de Cuiabá, como em outras cidades históricas brasileiras, era tipicamente colonial, com modificações e adaptações a outros estilos, como o neoclássico e o eclético, ao longo do tempo. Ela foi bem preservada até meados do século XX, mas, depois dessa época, o crescimento demográfico e o desenvolvimento econômico afetaram o patrimônio arquitetônico e paisagístico do centro histórico. Vários prédios foram demolidos, entre eles a antiga igreja matriz, em 1968, para dar lugar à atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com