Trabalho Cisterna Estacio
Artigo: Trabalho Cisterna Estacio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thbtiago • 2/6/2014 • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 516 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o aproveitamento da água das chuvas por meio de captação do telhado do bloco A da faculdade Estácio, para aproveitamento em banheiros, lavagem de calçadas entre outros, evitando o desperdício de água potável em tais necessidades, e gerando também uma grande economia financeira e de recursos naturais em consumo da mesma.
1 SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA
Com o sistema de captação de água de chuva é possível armazenar a água e utilizá-la de acordo com as necessidades da residência. Com a captação de água de chuva é possível economizar água potável, uma vez que serviços gerais como lavagem de quintal, carros, descargas em vasos sanitários podem ser feitos com a água armazenada.
Cobertura: É a parte de uma edificação que tem por finalidade proteger as áreas construídas contra a ação do tempo (chuva, neve, raios solares, etc.).
Águas da Cobertura: É a área do telhado composta de uma superfície plana, que, por sua inclinação, conduz para uma mesma direção as águas das chuvas, que terão de ser captadas de alguma forma, como calhas, grelhas, etc.
Beiral: É o prolongamento do telhado além das paredes externas. Normalmente, é projetado para proteger os vãos (portas, varandas e esquadrias) das chuvas e da insolação direta. Para captar as águas pluviais que chegam à sua extremidade, podem-se utilizar calhas e condutores externos ou executar uma pequena platibanda – nesse caso, utilizar calhas e condutores embutidos ou simplesmente deixar que a água caia e seja captada por meio de grelhas nos pisos externos.
Platibanda: É uma pequena parede (murada) utilizada com a finalidade de esconder o telhado ou simplesmente embutir as calhas,
caso em que o uso da platibanda é impreterível, assim como a colocação de condutores (embutidos ou externos) para a condução das águas pluviais.
Partes constituintes do sistema de captação de água de chuva
Calhas: As calhas têm por objetivo coletar as águas de chuva que caem sobre o telhado e conduzi-las aos condutores verticais (prumadas de descida). As seções das calhas possuem variadas formas, dependendo, obviamente, das condições impostas pelo projeto arquitetônico e dos materiais empregados em sua confecção (chapas de aço galvanizado, folhas-de-flandres, chapas de cobre, PVC rígido, fibra de vidro, concreto ou alvenaria).
Condutores verticais: São tubulações verticais que tem por objetivo recolher as águas coletadas pelas calhas e transportá-las até a parte inferior das edificações, despejando-as livremente na superfície do terreno, ou até as redes coletoras, que poderão estar situadas no terreno ou presas ao teto subsolo, por meio de braçadeiras, no caso dos edifícios com esse pavimento.
Condutores horizontais: Os condutores horizontais têm por finalidade de recolher as águas pluviais dos condutores verticais ou da superfície do terreno e conduzi-las até os locais permitidos pelos dispositivos legais.
Caixas coletoras de águas pluviais: É uma caixa detentora de areia e/ou inspeção, que permite a interligação de coletores e a limpeza e desobstrução das canalizações. Também devem ser executadas sempre que houver mudança de direção, de diâmetro e de declividade nas redes coletoras.
2 ELABORAÇÃO GRÁFICA DO CICLO HIDROLÓGICO
1) Evaporação;
2) Transpiração;
3) Formação de nuvens;
4) Precipitação;
5) Escoamento;
6) Infiltração do solo;
7) Água subterrânea;
8) Captação através de poço;
9) Plantas absorvendo
água.
Figura 1
Fonte: Site vivendo ciências
3 ILUSTRAÇÃO DO SISTEMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA PARA USO NÃO POTÁVEL
Figura 2
Fonte: Site Arquitetura Sustentável
4 ORGANOGRAMA PARA CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA
Precipitação
Captação
Filtro
Cisterna
Saída para Saída para
Galeria de Galeria de
Água pluvial esgoto
Bomba d´água
elétrica
Caixa d´água
Não potável
Consumo
Galeria Galeria de
Pluvial esgoto
Figura 3
Fonte: Autores (2013)
5 PROJEÇÃO DA ÁREA DE CAPTAÇÃO E DE INSTALAÇÃO DE UMA CISTERNA ENTERRADA PARA APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA PARA USO NÃO POTÁVEL
Área
...