TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos

Por:   •  19/12/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho da Área 3 – ENG 7030

Nomes: Eduarda Galioto, Guilherme Grübler, Higor Quevedo, Nathália Pizzio e Vinicius Agiova.

Comparação entre as técnicas de Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos Sólidos Industriais (RSI)

Complete o quadro a seguir com o máximo de informações possíveis, procurando fazer um paralelo entre as técnicas que podem ser aplicadas a RSU e RSI. Não há número máximo de páginas.  O mínimo são 3 páginas e podem ser colocadas imagens e figuras.

RSU

RSI

Cite e descreva as técnicas utilizadas para DISPOSIÇÃO de RSU e RSI, considerando tanto resíduos inorgânicos quanto orgânicos nos dois casos

As técnicas de disposição são agrupadas de acordo com a matéria orgânica e inorgânica:

a) Matéria Orgânica

- Incineração: Processo de destruição térmica do resíduo através da combustão controlada que promove a redução de peso, volume e características de periculosidade, com a consequente eliminação da matéria orgânica, e características de patogenicidade.

- Compostagem: Processo biológico aeróbio e controlado de transformação da matéria orgânica do lixo em um composto orgânico (adubo)

- Aterro sanitário: Técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais Ocorre degradação anaeróbia da matéria orgânica.

b) Matéria Orgânica

- Reciclagem: Processo de reaproveitamento de materiais descartados

a) Aterros Industriais: notadamente aqueles destinados à recepção de resíduos industriais perigosos, são aterros que devem possuir características diferenciadas em relação aos aterros sanitários, tais como:  cobertura provisória ou definitiva; sistemas de drenagem efetiva de águas pluviais; sistema de impermeabilização; sistemas de detecção de vazamentos; sistema de coleta e tratamento de resíduos líquidos percolados; sistema de drenagem de gases; cobertura final que confine definitivamente os resíduos; poços de monitoramento do aqüífero.

b) Sistemas de landfarming/landspreading Denominação técnica de um método de tratamento para resíduos sólidos:  O substrato orgânico do resíduo é degradado biologicamente na camada superior do solo  A parte inorgânica do mesmo é fixada nesta mesma camada de solo por meio de princípios adsortivos e quelantes. Em sua essência, é um processo relativamente simples e consiste na mistura do resíduo com a camada de solo arável, a qual deve ser revolvida periodicamente.

c) Estabilização: processo de pré-tratamento que induz trocas químicas no constituinte de um resíduo, transformando-o em formas menos solúveis e tóxicas. Reações químicas: fixam elementos ou compostos tóxicos em polímeros impermeáveis ou cristais estáveis.

d) Solidificação: processo de pré-tratamento que produz uma massa sólida de um resíduo, melhorando sua integridade estrutural e suas características físicas, permitindo que o material possa ser facilmente manuseado e transportado. Principais técnicas aplicadas: baseadas na adição de cimento, cal e outros materiais que envolvem a inserção do resíduo em material plástico, a obtenção de materiais que possam autosolidificar-se sem maiores adições de outros materiais constituintes.

Cite e descreva as técnicas de RECICLAGEM de matéria orgânica para RSU, RECICLAGEM de matéria inorgânica para RSU, RECICLAGEM de matéria inorgânica para RSI (considerando que existem resíduos com diferentes composições)

Técnicas RECICLAGEM de matéria orgânica para RSU:

  • Compostagem: processo natural em que os micro - organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica, transformando -a em húmus, um material muito rico em nutrientes e fértil.
  • Biodigestão: Um biodigestor é utilizado para acelerar o processo de decomposição da matéria orgânica através da ausência de oxigênio.

Técnicas RECICLAGEM de matéria inorgânica para RSU (considerando a composição do material – vidro, papel, alumínio...):

  • Reutilização de recipientes de materiais inorgânicos como matéria-prima para fabricação de outros produtos como embalagens, papéis, etc.

Técnicas de RECICLAGEM de matéria inorgânica para RSI (considerando que existem resíduos com diferentes composições):

  • Coprocessamento: é considerado como um método de reciclagem, que

consiste no reaproveitamento de resíduos industriais ou misturas de resíduos como substitutos parciais do combustível e/ou da matéria-prima, necessários ao processo de produção de cimento.

  • Rerrefino: processo industrial de remoção de contaminantes, produtos de degradação e aditivos dos óleos lubrificantes usados ou contaminados, conferindo-lhes características de óleos básicos, conforme legislação específica. O processo inicia-se na coleta do óleo lubrificante usado nas fontes geradoras, passa pela etapa industrial de rerrefino, onde é produzido óleo em sua forma básica, é vendido como matéria-prima para a indústria petroquímica e, por fim, retorna ao mercado como óleo lubrificante.

Apresente exemplos de aplicações dos processos de estabilização e solidificação através de pesquisa em artigos científicos que mostrem essas aplicações. Colocar pelo menos 2 exemplos, com referências (link do artigo) e fazer um resumo de cada aplicação conforme descrito no artigo.

Neste estudo foi considerado um resíduo resultante da digestão anaeróbia (DA) de

resíduos sólidos urbanos (RSU) separados numa unidade de tratamento mecânico biológico

(TMB). Neste âmbito, o principal objetivo deste trabalho foi o de otimizar um processo de

oxidação química que pudesse substituir a compostagem na estabilização das lamas de

digestão anaeróbia (LDA).

O sistema selecionado consistiu no processo de Fenton, em que é feita uma oxidação

química com a adição de peróxido de hidrogénio (H2O2) e de ferro (Fe2+), de modo a que se

consiga obter um ótimo na libertação de carbono em forma de CO2 (C-CO2). Por forma a

otimizar o tratamento foram testados vários níveis de carga de ferro e de peróxido de

hidrogénio. Esta oxidação química deu origem às lamas tratadas (LT).

ANDRADE, Joana Filipa Gil. Estabilização química de lamas de digestão anaeróbia de resíduos sólidos urbanos. 2014. Tese de Doutorado. Universidade de Coimbra. Disponível em <https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/38780/1/Estabilizacao%20quimica%20de%20lamas%20de%20digestao%20anaerobia%20de%20residuos%20solidos%20urbanos.pdf> Acesso em 26 de mar. 2022.

_______________________________________________________

Os resíduos gerados nas Universidades representam 1% do total de resíduos em relação às demais fontes geradoras de resíduos sólidos, porém, apresentam dificuldade de tratamento devido à quantidade e diversidade de compostos em um único resíduo. Quando classificados como perigosos, causam danos à saúde e ao meio ambiente. Um tratamento alternativo é a estabilização/solidificação, que promove a incorporação dos resíduos nas matrizes cimentícias. O objetivo deste trabalho é a imobilização do cromo presente em resíduos sólidos de laboratórios químicos em matrizes cimentícias, visando reduzir o impacto causado pela destinação inadequada desse tipo de resíduo.

SILVA, Poliana Pinheiro; DE BRITO, André Luiz Fiquene; JOVELINO, Josevânia Rodrigues. Immobilização do cromo em matrizes de cimento após tratamento por estabilização/solidificação de resíduos químicos sólidos. Holos Environment, v. 21, n. 1, p. 67-82, 2021. Disponível em <https://cea-unesp.org.br/holos/article/view/12420/8315> Acesso em 26 de mar. 2022.

Uso da tecnologia de Solidificação/Estabilização com solo argiloso e bentonita para pré disposição de resíduos classificados como fundo de tanque, proveniente dos tanques de estocagem de petróleo cru em aterros industriais, com objetivo de observar diferenças na capacidade de adsorção e identificar os fatores interferentes.

OLIVEIRA, Débora Machado de et al. Aplicação da técnica de solidificação/estabilização para resíduos oleosos da indútria petrolífera, utilizando solo argiloso e bentonita. 2003. Disponível em <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86162/196041.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 26 de mar. 2022.

__________________________________________________

Uso da técnica de Estabilização para  avaliar a compostagem da biomassa de aguapé (E. crassipes), após sua utilização na remoção de poluentes em sistema de tratamento de e efluente de uma unidade frigorífica de suínos, com o aproveitamento de águas residuárias provenientes da higienização de pocilgas e dos caminhões que transportam os suínos, e das tripas celulósicas geradas no processamento de salsichas.

MEES, Juliana Bortoli Rodrigues et al. Estabilização da biomassa de aguapé através da compostagem com águas resíduárias de suínos e resíduos de frigorífico. Semina: Ciências Agrárias, v. 30, n. 3, p. 709-715, 2009. Disponível em <https://www.redalyc.org/pdf/4457/445744093019.pdf> Acesso em 26 de mar. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com