Trabalho Normas Técnicas
Por: marianajob • 16/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 875 Visualizações
[pic 1]
ACIDENTES ESTRUTURAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Nome do Acadêmico
Bacharelado de Engenharia Civil
2012
Professor
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
[pic 2]
SANTA CRUZ DO SUL – RS
2012
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 01 – Trincas na alvenaria da sala – apto 103 11
Figura 02 – Trincas na alvenaria da sala – apto 104 12
Figura 03 – Detalhe da laje nevurada 12
Figura 04 – Vista parcial do prédio acidentado 15
Figura 05 – Notícia publicada no Jornal “O Globo” 17
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
2. TEMA 6
3. PROBLEMA 7
4. OBJETIVOS 8
4.1 Objetivo Geral 8
4.2 Objetivo Específico 8
5. JUSTIFICATIVA 9
6. AS DIVERSAS RAZÕES PARA O MAU COMPORTAMENTO DAS ESTRUTURAS 10
7. ERROS DE PROJETO E DETALHAMENTO 11
7.1 Trincas em Alvenaria de Prédio Residencial 11
7.2 Relato e Análise do Colapso Total de um Edifício em Concreto Armado 12/13
7.3 O Desabamento Repentino de um Edifício de 15 Andares 14
8. ERROS DE CONSTRUÇÃO 16
8.1 Falta de Projeto e de Supervisão Técnica Causa Queda de um Prédio em Volta Redonda – (RJ) 16
8.2 Reforma Causa o Desabamento de uma Construção de Alvenaria Estrutural 17
9. CONCLUSÃO 18
- INTRODUÇÃO
Pode-se dizer que o maior problema enfrentado na construção civil é o número de acidentes estruturais que ocorrem por todo o mundo - que muitas vezes envolvem mortes e acidentes fatais. Porém a maioria dos casos ocorre de forma estritamente sigilosa, o que é desfavorável, visto que através de estudos voltados à origem do acidente, muitos poderiam ser evitados no futuro. Tendo em vista a conscientização da responsabilidade de um engenheiro civil, o presente trabalho tem a temática “Acidentes Estruturais na Construção Civil”, mais especificamente tratando de edificações urbanas.
Os problemas que podem ser responsáveis pela causa de um acidente estrutural não são exclusivamente dos profissionais envolvidos na obra mas, generalizando, são todos consequências de ações humanas. Exemplificando temos utilização de materiais de baixa qualidade, causas naturais ligadas ao envelhecimento dos materiais componentes das estruturas, ações externas e não menos importante – muito pelo contrário – falta de capacitação técnica dos responsáveis pela obra.
Embora estejam dentro dos limites regulamentados, as inovações da construção civil - causadas pelo crescimento acelerado da mesma – trouxeram consigo a aceitação implícita de maiores riscos. E ainda podemos citar as reformas ou até mesmo construções, que podem ser consideradas “clandestinas”, por ocorrerem sem uma avaliação e supervisão precisa.
- TEMA
Acidentes estruturais na construção civil, mais especificamente relacionado a edificações urbanas.
PROBLEMA
Acidentes causados na construção civil por erros de projeto, causando fissuras em paredes, desabamento e colapsos gerais em edifícios.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Analisar acidentes estruturais ocorridos na construção civil e identificar as suas causas, buscando assim possíveis soluções para os problemas.
Objetivo Especifico
Identificar a causa de trincas em alvenaria de um prédio residencial específico, localizado no Rio de Janeiro. Analisar o colapso total de um edifício em concreto armado de 13 andares, ocorrido em 1987. Apresentar o desabamento repentino de um edifício de 15 andares, juntamente com análises desenvolvidas nos escombros. Identificar as causas do acidente ocorrido em 1991, em Volta Redonda – (RJ) que apresentou casos fatais. Apresentar a origem do problema de uma reforma que causou o desabamento de uma construção de alvenaria estrutural.
JUSTIFICATIVA
Acidentes estruturais nas construções civis trazem consequências como riscos de acidentes possivelmente fatais e prejuízos financeiros. Com devida análise é possível identificar as causas dos problemas, sendo dessa forma possível apontar os verdadeiros responsáveis, fornecendo subsídios para ações civis e/ou penais. Além disso a presente pesquisa tem o intuito de ajudar a instruir jovens engenheiros, para assim evitar a repetição de erros.
AS DIVERSAS RAZÕES PARA O MAU COMPORTAMENTO DAS ESTRUTURAS
A necessidade de recuperar – ou reforçar – uma estrutura existente procede, na grande maioria dos casos, do fraco desempenho da mesma, comparativamente às expectativas para as quais foi concebida.
Assim, a identificação da causa do problema que levou à degradação das estruturas será sempre um fator essencial para a prescrição da mais adequada metodologia de reparação.
Alguns estudiosos da matéria preocuparam-se em relacionar a incidência das falhas da estrutura com as principais etapas da construção, entendidas estas como sendo as de concepção e projeto, seleção e emprego de materiais, execução, utilização, manutenção e outras como imprevistos e acidentes naturais. Deixando em vista que não está sendo levado em consideração que quantificar a incidência das anomalias é menos importante do que considerar que estas acontece por falhas cujas responsabilidade poderá ser do Projetista, do Construtor, ou até mesmo do Proprietário e do Utilizador – figuras que embora muitas vezes inconscientes, fazem parte do Círculo de Qualidade da Construção
...