TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Prático - Proteção Ambiental UFMG

Por:   •  24/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.665 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS – UFMG

Nome completo aluno

Trabalho prático – Proteção Ambiental

Cidade

Ano

Parte 1 - Um resumo do conteúdo do artigo, contendo o seu tema, local (país) onde foi desenvolvido, metodologia usada e principais resultados e conclusões. O resumo deve ter no máximo 5 páginas cheias (elabore seu texto no mesmo formato de fonte e espaçamentos de texto como neste arquivo aqui). Selecione pelo menos 2 e no máximo 4 ilustrações que estejam no artigo e que sejam as mais relevantes para compreender os resultados que ele apresenta, e coloque essas ilustrações no seu texto, explicando-as (não é necessário traduzir a ilustração, apenas reproduzir a sua imagem).

Resumo

  1. Introdução:

O artigo ‘’Control Strategy Optimization for Attainment and Exposure Mitigation: Case Study for Ozone in Macon, Georgia’’, discorre a respeito do desenvolvimento de métodos para controlar as emissões de precursores de ozônio no estado da Georgia, nos EUA. Esses métodos, segundo o autor, poderiam ser implementados localmente ou em partes vizinhas do estado e teria o potencial de controlar cerca de 20 a 35 por cento das emissões desses gases na maior parte da região.

No entanto, os custos marginais aumentariam rapidamente além dos 15-20%. Por conta disso, foi realizado um estudo para identificar estratégias de optimização de custos e para alcançar a realização de objetivos alternativos, tais como a redução das concentrações de ozônio ponderadas espacialmente ou ponderadas por população. As estratégias orientadas para o ozônio de Macon dariam prioridade às reduções locais de óxidos de nitrogênio, ao passo que, os controles na região mais densamente povoada de Atlanta mostraram ser mais efetivos para reduzir a exposição potencial ao ozônio do estado.

        No decorrer do artigo, são apresentadas diversas tabelas e gráficos, os quais auxiliam na compreensão da metodologia aplicada e que demonstram os resultados obtidos. Equações matemáticas também são citadas para explicar o conteúdo exposto juntamente com toda a lógica implícita a ele. Uma das motivações para a criação do estudo, foi a Implementação de padrões mais rigorosos de qualidade do ar nos EUA, o que levou a Agência de Proteção Ambiental Americana a designar o status de não-cumprimento a 474 municípios em todo o país, muitos dos quais nunca haviam violado as normas anteriores.

  1. Desenvolvimento:

A não observância dos padrões de qualidade do ar pode afetar substancialmente a saúde humana e a economia regional. Portanto, sob a Lei do Ar Limpo, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (US EPA), é autorizada a estabelecer padrões de saúde para níveis máximos de poluentes ambientais no país. Os estados são encarregados de desenvolver estratégias para atingir esses padrões.

Os impactos econômicos para regiões desatentas para com esses padrões, podem incluir o acesso restrito a certos fundos federais de transporte, a dificuldade de atrair e reter instalações industriais e uma imagem prejudicada para o recrutamento de turismo e de novos negócios. Os custos para a implementação dos métodos de controle das emissões, são também substanciais e variam de acordo com a opção escolhida.

         A realização de padrões de qualidade do ar e a redução da exposição da população à poluição atmosférica representam metas importantes para a gestão da qualidade do ar. Embora fatores práticos e políticos influenciem a tomada de decisão real, em resumo, tanto a realização como a redução da exposição podem ser consideradas como problemas de otimização. A combinação adequada das potenciais medidas de mitigação, devem obedecer a legislação de modo que os custos do processo, sejam mínimos.

Com o surgimento de leis nacionais mais rigorosas que regulam o controle da qualidade do ar, muitas regiões metropolitanas de médio porte dos EUA, foram designadas pela primeira vez com o status de não cumprimento e devem desenvolver planos de controle. Nesse artigo, foi considerado que a cidade de Macon obteve esse status pela primeira vez.

  1. Metodologia:

Foi desenvolvido um menu de medidas de controle para as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) e compostos orgânicos voláteis (COVs) que poderiam ser implementadas em Macon e outras áreas da Geórgia em um momento de 2007. As estimativas dos custos e das reduções de emissões associadas a cada medida de controle foram obtidas a partir do software AirControlNET v. 3.2 ou de mais análises específicas do local. Esse software vincula um banco de dados de estimativas de custo e eficácia. Os custos anuais no AirControlNET representam a soma dos custos operacionais mais o valor abatido dos custos de capital e não consideram efeitos indiretos sobre a economia. O software é aplicado ao que é projetado no Inventário Nacional de Emissões de 2010, o inventário disponível mais próximo nele para o ano de meta (2007). A tabela 1 contém uma lista parcial de medidas para um inventário de fontes de emissão.

[pic 2]

Como o AirControlNET concentra-se principalmente em emissões de áreas e fontes pontuais, foi realizada também uma análise separada para os potenciais controles em fontes móveis, tanto em estrada quanto fora da estrada. Outras tabelas foram criadas e utilizadas para estabelecer e estudar as diversas opções de controle adicionais analisadas através da utilização do software.

Dois episódios de poluição atmosférica na Geórgia, de 1 a 19 de agosto de 1999 e de 11 a 19 de agosto de 2000, foram simulados com o modelo comunitário de qualidade de ar multiescala (CMAQ). Os dois primeiros dias de resultados de cada foram descartados como períodos de inicialização do modelo. Ambos os episódios contêm vários dias em que ocorre uma superação do padrão estabelecido para os precursores de ozônio e as condições meteorológicas foram representativas de dias típicos de alto ozônio em Macon. Simulações separadas foram realizadas usando o ano base (isto é, 1999 ou 2000, dependendo do episódio simulado) e o Inventários de Emissões do Ano 2007. Os resultados da modelagem de base foram avaliados extensivamente em relação às observações e mostraram estar dentro dos padrões da US EPA. Para avaliar o impacto dos controles de emissões de ozônio no ano de 2007, foi utilizado um método de análise de sensibilidade de alta ordem, o método direto desacoplado em três dimensões (HDDM-3D). Através dos cálculos realizados, foram medidas as sensibilidades em relação à emissão de NOx do restante da Georgia, consistindo de todos os outros condados do estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (274.2 Kb)   docx (101.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com