Escolas e o Trabalho com o Meio Ambiente
Por: uallacecoelho1 • 16/3/2016 • Trabalho acadêmico • 2.117 Palavras (9 Páginas) • 669 Visualizações
A ESCOLA E O TRABALHO COM O MEIO AMBIENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Uallace Coelho Gonçalves
Antonia Celia de Araujo
Zenir Ximenes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (621/3)
02/11/2013
RESUMO
O trabalho com o meio ambiente no ensino fundamental não é algo difícil de ser compreendido, visto que é um assunto nitidamente relevante na escola, fazendo parte do cotidiano das crianças e sendo inseridas em diversas disciplinas e conteúdos no ambiente escolar. Dentro deste assunto buscamos fazer uma análise sobre a importância de se trabalhar Educação Ambiental no ensino fundamental, principalmente quando se trata um tema até hoje gera inúmeros questionamentos entre estudiosos e professores da educação básica acostumados a lidar com a teoria e a prática do tema em questão. Na análise realizada a partir de alguns recursos, verificamos que trabalhar a disciplina Educação Ambiental é um grande desafio para qualquer escola e que é preciso uma reforma do pensamento que deve começar pela reformulação do pensamento didático-pedagógico do professor.
Palavras - chave: Meio Ambiente; Ensino Fundamental; Educação Ambiental.
1 INTRODUÇÃO
Neste presente trabalho, será abordada a importância da Educação Ambiental como um exercício para a cidadania, diagnosticando as principais dificuldades e desafios enfrentados pela Educação Ambiental no ensino fundamental nas escolas, levando em consideração a curiosidade dos alunos e a forma deles reterem o conhecimento. Além de adquirirem o conhecimento com facilidade, ainda repassam para quem está ao seu redor. É comum uma criança neste nível de escolaridade aprender um conceito e repassar para os adultos ao sair do perímetro escolar.
A pesquisa mostra o quanto é fundamental uma educação que trabalhe de forma conscientizadora capaz de fazer com que as pessoas manifestem preocupação com o meio em que vivem para que sintam a obrigação de buscarem uma maior qualidade de vida sem causar dano absurdo ao meio ambiente.
O trabalho com o meio ambiente não deve estar nas escolas por obrigação pública, ou ordem do Ministério da Educação, é preciso pensar a Educação Ambiental como a fórmula exclusiva para ensinar que os seres humanos não são os únicos seres vivos da terra, os seres racionais não possui o direito de destruir o planeta. O meio em que vivemos foi uma herança e, da mesma forma, devemos agir de tal modo que nossos sucessores possam viver neste mesmo espaço num futuro distante.
Primeiramente, será discutida a importância do trabalho o meio ambiente nas escolas, principalmente no ensino fundamental. Na sequência, serão esclarecidos os desafios e as dificuldades encontrados na Educação Ambiental na educação básica. E por último, será questionado como trabalhar com Educação Ambiental nas escolas.
2 MEIO AMBIENTE NA ESCOLA É IMPORTANTE?
Nos últimos tempos, a terra vem sofrendo catástrofes climáticas como: furacão, enchentes, tempestades que estão se tornando cada vez mais presentes. Estamos vivendo em climas cada vez menos estáveis com estações do ano mal definidas. Diante disto, percebe-se que o meio ambiente não está suportando sofrer tantas agressões e devemos tomar uma atitude a nível universal capaz de obter resultados que favorecerá a todos. É irrefutável dizer que um dos caminhos para minguar os efeitos desse descontrole é a Educação Ambiental. Segundo a UNESCO (2005, p. 44), “Educação ambiental é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente”.
É nitidamente relevante a escola no processo de formação social e ambiental de seus alunos. Atitudes ambientalmente corretas devem ser incorporadas pelos alunos, sem deixar de fazer parte do cotidiano dentro do ambiente escolar. Segundo Edna Sueli Pontalti (2005), “a escola é o espaço social e o local onde o aluno dará seqüência ao seu processo de socialização, iniciado em casa, com seus familiares".
Muitos enxergam o conceito de se preocupar com o meio ambiente como algo para segundo plano, sem muita relevância. Essa idéia deve ser mudada nas instituições de ensino, fazendo os alunos perceberem que manifestar preocupação com o meio ambiente não é “ostentação”, ela deve ser urgentemente posta em prática se ainda quisermos continuar vivendo aqui na Terra.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s) (1998, p. 181):
A preocupação em relacionar a educação com a vida do aluno – em seu meio, sua comunidade – não é novidade. Ela vem crescendo especialmente desde a década de 60 no Brasil. (...) Porém, a partir da década de 70, com o crescimento dos movimentos ambientalistas, passou-se a adotar explicitamente a expressão „Educação Ambiental‟ para qualificar iniciativas de universidades, escolas, instituições governamentais e não governamentais por meio das quais se busca conscientizar setores da sociedade para as questões ambientais. Um importante passo foi dado com a Constituição de 1988, quando a Educação Ambiental se tornou exigência a ser garantida pelos governos federal, estaduais e municipais (artigo 225, § 1º, VI).
Apesar do meio ambiente estar nas escolas por exigência pública, ela deve ser trabalhada de forma satisfatória, por mais difícil de ser trabalhada que ela seja, pois exige atitudes bem definidas, levando em consideração que é preciso tomar atitudes individuais para que possamos atingir o bem comum. Por mais que o trabalho com o meio ambiente nas escolas não seja uma tarefa fácil, precisamos encarar os obstáculos, pois é necessário conscientizar nossos alunos de tal modo que eles sintam preocupação com o mundo sustentável, tornando cidadãos ecologicamente corretos.
3 QUAIS SÃO OS DESAFIOS E AS DIFICULDADES?
Muitos desafios e dificuldades são descobertos na Educação Ambiental na Educação Básica Ensino Fundamental. Através de pesquisas, pode-se até constatar a consciência da importância do tema transversal Educação Ambiental da equipe docente das escolas. No entanto, é possível notar obstáculos quanto a utilização de atividades envolvendo o tema em questão. Apesar dos professores possuírem conhecimento sobre o assunto, não são oferecidas capacitações referentes ao assunto e a presença da Educação Ambiental nos planos de aula é quase nula. “Um dos motivos para esse despreparo, de acordo com os professores, é que a universidade não os preparou para a interdisciplinaridade, erro que ainda hoje persiste nos cursos de licenciatura”. (Bizerril e Faria, 2001).
...