Trabalho Sobre Tecnicas De Negociação
Trabalho Universitário: Trabalho Sobre Tecnicas De Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xirifaz • 17/10/2013 • 3.026 Palavras (13 Páginas) • 439 Visualizações
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL
Durante o ano que passou, assumi novas responsabilidades, trabalhei duro e me dediquei ao que me foi confiado. Só que vendo as vertentes citadas acima, julguei necessário um aumento salarial, já que investi pesado para um upgrade profissional cursando Logística, me apresentei ao meu superior, expus o meu pedido de aumento salarial e me deparei com uma resposta negativa. Diante desta situação observei que teria que ter uma postura diferente, uma maior argumentação para que meu superior atendesse meu pedido de aumento, ampliando minhas habilidades como negociador, fazendo um planejamento e obedecendo a ética que envolve o processo de negociação. Com tudo isto em prática, elaborei um roteiro, o qual vai me ajudar a conseguir o que almejo. Estudei algumas dicas e selecionei dez para colocar em prática. Sempre lembrando que argumentar é preciso, lembrar que ambos os lados estão cumprindo seus papeis, então não encarei este processo como uma luta entre antagonistas, aliás, meu objetivo é um aumento salarial; buscarei vencer barreiras; trabalharei em equipe; aumentarei o meu poder de comunicação; e, sobretudo, mostrarei o potencial de conhecimento adquirido ao longo do tempo.
1- Preparação: fazer uma pesquisa de mercado, levando em conta minhas necessidades, estabelecer um nível razoável para o aumento salarial, ter sempre argumentos fortes na ponta da língua para defender minha proposta (como experiências e competências).
2- Ser firme: Mostrar um motivo razoável e apropriado para o aumento, permanecendo nesta posição até que a outra parte ofereça uma razão para que eu mude.
3- Prudência: manter a proposta em mente. O objetivo é atingir um acordo satisfatório para ambas as partes. Se a discussão está longe de se chegar a um acordo, usar minhas energias Para criar soluções, não para armar uma batalha.
4- Controlar a ansiedade: começar com uma conversa sutil, deixando fluir as ideias, conquistando a outra parte e então chegar ao assunto pretendido.
5- Ter em mente o quanto quero ganhar: deixar claro que conheço a média salarial do mercado.
6- Começar com o tom de voz certo: deixar a pessoa saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo em que, você espera o mesmo da empresa. Assim, trabalharemos em conjunto para chegar a um consenso, evitando ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos.
7- Ter uma carta na manga: criar possíveis soluções para um impasse, e colocando elas na mesa, juntos, sem compromisso formal.
8- Deixar claro meus interesses: a negociação deve satisfazer uma lista de necessidades, não apenas salarial. Outros tipos de compensação podem ser válidos, como: divisão se lucros, ações, bônus, mais responsabilidades, uma agenda de promoções, férias e horários flexíveis.
9- Focar em um critério: é muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência, ou tempo de casa. Procurar saber em qual linha me encaixo na negociação com empresa.
Diante do fato apresentado, a resposta negativa desencadearia uma avalanche de sentimentos, dentre eles, uma autodesvalorização por parte do funcionário e, também, uma quebra de paradigma e, assim, o desenvolvimento de novos resultados e novos desafios. Para argumentar um aumento salarial, o funcionário deverá listar as habilidades que possui, tais com: sua busca por capacitação, domínio da área de trabalho, e um empenho maior por sua própria produtividade.
TEXTO 1
A negociação é um processo em que duas ou mais partes, com interesses comuns antagônicos, se reúnem para confrontar e discutir propostas explicitas com o objetivo de alcançar um acordo.
Alguns autores definem a negociação como sendo um conceito que envolve duas partes, inter-relacionadas, em busca de um objetivo final. Por isso a abordagem sistêmica é definição da empresa como um conjunto de partes inter-relacionadas e interdependentes, organizadas de maneira a produzir um todo unificado. Por isso, o enfoque sistêmico permite ao negociador compreender todas as partes envolvidas e os objetivos relacionados, utilizando a abordagem sistêmica como ferramenta de valor, já que os autores defendem que saber negociar tornou-se fundamental para uma vida profissional e pessoal bem sucedida nos tempos de hoje, os autores definem o processo de negociação “como o sistema de formação de entradas (os estímulos) em saídas (as respostas)”. Definidos a partir da analise dos objetos que compõe os sistemas de negociação com a comunicação bilateral, com interesses comuns, afinidades ou conflitos e que utilizam a informação, o poder e o tempo em prol de um acordo comum.
Intender a negociação como um processo em que se pretende chegar a um acordo entre duas partes, talvez seja a formula ideal para compreender os sucessos e fracassos que ocorrem em sua realização, pois negociar é buscar um acordo.
Existem métodos que alguns autores utilizam para definir a Negociação:
Para Steele, Murphy e Russill (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio. Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou “manipulatórios”.
TEXTO 2
-INTRODUÇÃO
“A negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidades”.
De acordo com Junqueira (2003a), vice-presidente do Instituto M. Vianna Costa curta (MVC):
Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Deste modo, é inegável que a arte de negociar está presente em boa parte dos momentos da vida, desde quem vai ao mercado comprar carne à decisões de grandes investimentos. As decisões que são derivadas das negociações são diretamente ligadas ao bem estar
...