Trabalho Tga
Artigo: Trabalho Tga. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciianee • 18/9/2013 • 511 Palavras (3 Páginas) • 581 Visualizações
Teoria Da Realização ou Teoria das Necessidades Adquiridas –
McClelland
A ideia principal dessa teoria é que as necessidades podem ser aprendidas durante a vida com a sociedade, iniciando a partir disso o individuo começa a se interagir com o ambiente e se resumem em três necessidades básicas:
♦ Necessidade de Realização (nR):é o desejo de ser melhor, de ser mais eficiente e as pessoas com essas necessidades gostam de correr riscos calculados, de ter responsabilidades, de traçar metas;
♦ Necessidade de Poder (nP): é o desejo de controlar os outros e de influenciá-los. Pessoas assim tem grande poder de argumentação e esse poder pode ser tanto positivo quanto negativo e procuram assumir cargos de liderança.
♦ Necessidade de Aflição (nA): reflete o desejo de interação social, de contatos interpessoais, de amizades e de poucos conflitos. Pessoas com essas necessidades colocam seus relacionamentos acima das tarefas
Teoria da fixação de objetivos
Essa teoria afirma que a fixação de objetivos é importante e necessária para que os funcionários saibam o que precisa ser feito para alcançar os objetivos pré-estabelecidos com melhor desempenho e mais motivação. Quando um objetivo é difícil a resistência é muito grande, porém, se as pessoas participarem da fixação dos objetivos é bem mais fácil conseguir a aceitação, pois as mesmas se comprometem mais com as escolhas que participam e, uma vez que o funcionário se compromete com um objetivo difícil, ele despende um alto nível de esforços até que ele seja atingido, perdido ou abandonado.
Teoria do Reforço
A ideia principal dessa teoria é de que o reforço condiciona o comportamento sendo que este é determinado por experiências negativas ou positivas, devendo o gerente estimular comportamentos desejáveis e desencorajar comportamentos não agradáveis.
O reforço positivo se dá de várias formas tais como: premiações entre outros.
O reforço negativo condiciona o funcionário à não se comportar de maneira desagradável, atuando através repreensões.
Teoria do planejamento do trabalho
Entender o próprio trabalho pode ser fonte de motivação, relaciona os seguintes elementos a serem observados:
Variabilidade de habilidades: o grau em que o trabalho requer uma variedade de atividades diferentes, permitindo que o funcionário utilize diversas habilidades e talentos.
Identidade da tarefa: grau em que o trabalho requer realização completa de uma peça inteira.
Significância da tarefa: grau em que o trabalho tem impacto substancial sobre a vida e trabalho de outras pessoas.
Autonomia: grau em que o trabalho oferece liberdade no planejamento do trabalho e na determinação dos procedimentos a serem seguidos.
Teoria da Equidade
Equidade, neste caso, é a relação entre a contribuição que o indivíduo dá em seu trabalho e as
...