Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia
Por: vitormota123 • 22/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.908 Palavras (12 Páginas) • 174 Visualizações
DIONATAS DAROS
VITOR MOTA GONÇALVES
SOLDA TIG
[pic 1]
CRICIÚMA - 2013[pic 2]
DIONATAS DAROS
VITOR MOTA GONÇALVES
SOLDA TIG
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia e prática para soldagem, por solicitação do Professor Adalberto Silveira.
[pic 3]
CRICIÚMA - 2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - Processo De Soldagem TIG 6
Figura 2 - Vareta Er-308l (Para Aço Inox) 7
Figura 3 - Vareta ER70S-6 (Para Ferro/Aço Comum) 7
Figura 4 - Vareta 4043 (Para Alumínio) 8
Figura 5 - Posições De Soldagem Para Chapas 10
Figura 6 - Posições De Soldagem Para Tubos 10
Figura 7 - Posição Errada De Soldagem 11
Figura 8 - Posição Errada De Soldagem 2 11
Figura 9 - Posição Certa De Soldagem 12
Figura 10 - Posição Errada Da Vareta 13
Figura 11 - Posição Correta Da Vareta 13
Figura 12 - Simbologia Para Soldagem 14
Figura 13 - Simbologia De Solda 15
[pic 4]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
3 PROCESSO DE SOLDAGEM TIG 5
3.1 VARETA DO MATERIAL A SER ADICIONADO 6
4 APLICAÇÕES, VANTAGENS E LIMITAÇÕES 8
5 POSIÇÕES DE SOLDAGEM 9
5.1 POSIÇÃO OU ÂNGULO DA TOCHA 10
5.2 POSIÇÃO OU ÂNGULO DA VARETA 12
6 SIMBOLOGIA APLICADA À SOLDAGEM 14
7 VARIÁVEIS QUE INFLUENCIAM NA SOLDAGEM 15
5 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
[pic 5]
[pic 6]
- INTRODUÇÃO
No contexto a seguir será abordado algumas das varias utilizações, vantagens, limitações, simbologias, entre outros processos da soldagem TIG.
O processo de soldagem TIG é largamente utilizado nas industrias para soldar chapas de baixas espessuras de várias ligas, porém existem outros tipos de solda que se adéquam melhor a espessuras maiores dependendo do tipo de material a ser soldado.
Porém a idéia de se criar algo como a solda não foi da noite pro dia, assim como tantas outras invenções que foram se aperfeiçoando com o tempo, com a solda TIG não foi diferente, durante muitas décadas ela foi estudada e aperfeiçoada pra se chegar ao que temos hoje.
2 HISTÓRIA DO PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
Os princípios da soldagem com arco protegido por gás começou a ser entendido nos idos de 1800, depois que Humphry Davy's descobriu o arco elétrico e inicialmente usava um eletrodo de carbono, porém em 1890 C. L. Coffin teve a idéia de usar o arco elétrico dentro de um gás inerte, mas as dificuldades de soldar materiais não ferrosos como alumínio e magnésio continuaram, porque estes materiais reagiam rapidamente com o ar, gerando porosidade e, consequentemente, soldas de baixíssima qualidade.
Os processos existentes utilizando eletrodos revestidos, também não protegiam satisfatoriamente a área de soldagem nos materiais não ferrosos e as soldas continuavam de baixa qualidade. Para resolver o problema, nos idos de 1930, começaram a utilizar gás inerte engarrafado, para proteger a área de soldagem.
Logo em seguida, utilizando uma fonte de energia DC, protegida com gás inerte, surgiu nas indústrias aeronáuticas da época, o processo que permitia soldar magnésio.
Em 1941 o processo estava completo e ficou conhecido como processo Heliarc ou "tungsten inert gas", abreviado para processo TIG ou GTAW (Gas Tungsten Arc Welding), isto porque o processo utilizava um eletrodo de tungstênio e hélio como gás de proteção. O processo foi "considerado perfeito", quando se começou a utilizar corrente alternada com adição de alta freqüência, a partir de onde se conseguia um arco estável que permitia soldar ligas de alumínio e magnésio com perfeição e boa qualidade de solda, porém nos anos de 1950 foi substituído o hélio pelo argônio como gás de proteção, por ser economicamente mais barato.
3 PROCESSO DE SOLDAGEM TIG
A soldagem TIG é um processo que utiliza um eletrodo sólido de tungstênio não consumível, por ser um material de alto ponto de fusão e de alta emissão termiônica, o ponto de fusão do tungstênio, por exemplo, é acima de 3.500ºC. O eletrodo, o arco e a área em volta da poça de fusão da solda são protegidos por uma atmosfera protetora de gás inerte, e caso for necessário um metal de enchimento, ele é adicionado no limite da poça de fusão.
A soldagem TIG produz uma solda limpa e de alta qualidade. Como não é gerada escória, a chance de inclusão da mesma no metal de solda é eliminada, e a solda não necessita de limpeza no final do processo.
Para solda de aço, cobre, níquel, titânio, entre outros, é utilizada corrente contínua com polaridade direta (eletrodo conectado ao terminal negativo) aquecendo menos o eletrodo se comparado com a polaridade inversa.
Alumínio e suas ligas são normalmente soldados com corrente alternada. A corrente alternada dá um arco que limpa a chapa no ciclo positivo, permitindo ao metal fluir facilmente. A escolha do gás de proteção é essencial, pois pode ser utilizado:
- Argônio é o gás de proteção mais utilizado em soldagem pelo processo TIG.
- Hélio (He), misturas de Argônio/Hélio ou mistura de Argônio/Hidrogênio são utilizados em casos específicos.
Figura 1 - Processo De Soldagem TIG
[pic 7]
...