Trabalho de Metodologia
Por: daianasantos_22 • 8/11/2016 • Relatório de pesquisa • 3.761 Palavras (16 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE NILTON LINS
CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA AMBIENTAL
RESÍDUO HOSPITALAR: IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
MANAUS – AM
2016
ADRIANO VENTILARE MATTOS
ARTHUR CUNHA GERRITS
JONH KERWIN ARCE RABELO
MATEUS OLIVEIRA DOS SANTOS
RESÍDUO HOSPITALAR: IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Metodologia Cientifica na Universidade Nilton Lins no curso de Engenharia Ambiental. Solicitado pela Prof.ª. Lúcia Araújo.
MANAUS - AM
2016
RESUMO
Avaliar as condições e técnicas apresentadas em estabelecimentos de serviços de saúde da cidade de Manaus, com o foco principal em resíduos de serviço de saúde (RSS), definir a classificações dos RSS e qual o devido gerenciamento a ser dado a cada grupo, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a RDC da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA, n° 306. Discutir os riscos para o meio ambiente e para a saúde pública. Os estabelecimentos de serviços de saúde são responsáveis tanto pela segregação quanto pelo tratamento e destinação final dos resíduos provenientes de serviços de saúde.
Palavras Chaves: Resíduos de serviços de saúde, gerenciamento, meio ambiente, saúde pública
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
TEMA 5
DELIMITAÇÃO DO TEMA 5
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 5
OBJETIVO GERAL 5
OBJETIVOS ESPECIFICOS 5
METODOLOGIA 5
1 RESIDUOS SÓLIDOS 6
2 RESIDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE 7
2.1 CLASSIFICAÇÃO DOS RSSS 7
3 OS RESÍDUOS NA CIDADE DE MANAUS 8
4 IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS 9
5 GERENCIAMENTO E TRATAMENTO CORRETO DOS RSSS 10
5.1 DESTINAÇÃO FINAL DOS RSSS 12
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
INTRODUÇÃO
Os serviços relacionados à prestação e cuidados com a saúde é um ramo que vem aumentando ultimamente, tanto por estabelecimentos de pequeno como os de grande porte, sendo aceitos pela população em geral, uma vez que proporciona qualidade de vida, desenvolvimentos científicos quanto à cura de certas patologias, atendimento médico e assistencial adequado, dentre outros. No entanto, à medida que vem crescendo tais atividades, também vem aumentando a geração de resíduos sólidos que, de alguma forma, são “despejados” sobre a população e no meio ambiente.
Como um meio de controlar ou minimizar os impactos acarretados pela má disposição dos resíduos sólidos, em especial os de serviços de saúde, foram criados diversas leis federais, estaduais e municipais como as descritas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), por exemplo, aos quais tem por objetivo estabelecer medidas de controle inicial, por parte dos estabelecimentos geradores de tais resíduos, e sem seguida a destinação final correta.
Com base nas informações coletadas, apresentaremos o que são os resíduos sólidos de serviços de saúde, exemplos, classificação, suas consequências e formas de tratamento adequado, com base nas legislações vigentes. Além disso, apresentaremos as responsabilidades que os estabelecimentos geradores têm perante tal situação.
TEMA: Resíduo Hospitalar: Impacto Social e Ambiental
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Apresentar os resíduos de serviços de saúde na cidade de Manaus, consequências para a população e ao meio ambiente, formas de tratamento e destinação final correta de tais resíduos.
FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
- Que consequências os resíduos sólidos provenientes dos serviços de saúde trazem para a população e ao meio ambiente?
OBJETIVO GERAL: Analisar se a forma de tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos da saúde são gerenciadas corretamente, levando em consideração a legislação e as normas pertinentes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Analisar quais os tipos de resíduos sólidos provenientes da área da saúde, formas de tratamento e destinação final utilizada;
- Mostrar os problemas e impactos ambientais sofridos pela má disposição desses resíduos;
- Propor melhorias para a mitigação dos resíduos sólidos de serviços de saúde, gerados inadequadamente.
METODOLOGIA
Pesquisas bibliográficas
1 RESÍDUOS SÓLIDOS
O termo resíduo é pouco utilizado na linguagem cotidiana, pois o que é chamado e conhecido como resíduos por diversos livros é também apresentado ou definido como lixo pela população em geral. Lixo é aquilo que se varre de casa, sujeira, imundície, coisas inúteis, velhas e sem valor, de acordo com certo dicionário de língua portuguesa.
Para entendermos melhor a definição de resíduos, sejam eles sólidos ou não, vejamos como a Resolução CONAMA nº005/1993 define:
...