Tratamento de Água de Chuva por Tecnologia Ultravioleta
Por: Flaviana Máris • 12/4/2017 • Projeto de pesquisa • 7.134 Palavras (29 Páginas) • 363 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 2
2.1. Referencial Teórico 2
2.1.1. Processo do abastecimento do reservatório de água 2
2.1.2. Montagem do reservatório 2
2.1.3. Dimensionamento da cisterna 4
2.1.4. Materiais utilizados na construção da cisterna 5
2.1.5. Qualidade da Água 10
2.1.6. Luz ultravioleta germicida 13
2.2. Atividades realizadas I 14
2.3. Atividades realizadas II 22
2.4. Atividades realizadas III 25
3. RESULTADOS OBTIDOS E ANÁLISE DOS MESMOS 26
3.1. Resultados Microbiológicos 26
3.2. Resultados Físicos e Químicos 27
4. CONCLUSÃO 32
5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS 33
REFERENCIAL 34
ANEXOS 36
INTRODUÇÃO
A água proveniente de chuvas pode parecer limpa e não apresentar odor ou sabor indesejável. Contudo, organismos patogênicos encontrados na água não são só perigosos como também imperceptíveis a olho nu e não podem conferir odor ou sabor a água. Desenvolver técnicas de reaproveitamento de água é relevante para que esse recurso não se esgote, como por exemplo, o aproveitamento de águas provenientes de chuvas. Atualmente, edificações instalam reservatórios para a coleta de água procedente de chuvas, sendo aproveitado para fins não potáveis.
Uma desinfecção efetiva da água aplicando a irradiação UV envolve a análise de numerosos princípios que podem ser novidades para os profissionais de tratamento de água. O mecanismo apresenta benefícios, instigações e inadmite resíduos químicos na água produzida.
Este relatório tem como finalidade levantamento teórico do tema proposto, valorizando a relevância do projeto. Foram identificadas nos referenciais, as diferentes formas de cisternas utilizadas para o abastecimento de água de chuva, descrevendo seu dimensionamento e o tipo de material empregado em sua construção. Além de retratar os parâmetros físicos, químicos e biológicos de potabilidade segundo o Ministério da Saúde, para que se possa após o tratamento ser feita uma comparação dos resultados obtidos.
Por fim, se realizou uma análise microbiológica com objetivo de determinar a presença de micro-organismos prejudiciais à saúde e uma análise com características físicas e químicas das amostras de água pluvial coletadas antes e após a passagem pela lâmpada UV germicida.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Referencial Teórico
Processo do abastecimento do reservatório de água
A água está se tornando um recuso cada vez mais escasso, principalmente onde sua acessibilidade é pequena. O crescimento populacional acentuado e a desorganização são os principais fatores que influenciam no aumento do consumo de água, especialmente nos centros urbanos. Em áreas industriais e agrícolas, a utilização da água é excessiva e sua escassez leva a necessidade de novas alternativas para amenizar esse problema. A reciclagem de água, a reutilização da água servida e o abastecimento de águas pluviais, são alternativas que devem ser avaliadas (MAY, 2004).
As águas com propósito de consumo humano são distribuídas como potável e não potável. Águas potáveis têm como finalidade, ingestão, preparação de alimentos e higiene pessoal. Águas não potáveis são empregadas em irrigação de jardins, lavagem de veículos, limpezas de quintais e descargas em vasos sanitários, onde neste caso de água não potável não haveria necessidade de realizar o tratamento da filtragem ultra violeta.
Montagem do reservatório
O abastecimento de água de chuvas é um sistema simples com baixo custo de implantação, dependendo da tecnologia empregada, de resultado imediato em regiões onde a precipitação anual é significativamente alta. Embora, encontre desvantagem em épocas de estiagem, nas quais o volume de água diminui, o funcionamento do sistema de aproveitamento destas águas segue da seguinte maneira: a água é principalmente coletada de locais impermeáveis, como por exemplo, telhados. Logo após, é filtrada e guardada em reservatório(s): apoiado, enterrado ou elevado. Estes reservatórios podem ser constituídos de diversos materiais como: concreto armado, aço, alvenaria de tijolos, plástico, poliéster, entre outros (MAY, 2004) (FIGURA 1).
A maneira que será tratada as águas de chuva depende de sua finalidade. No caso de um tratamento simples, empregam-se sedimentação natural, filtração e cloração. Em tratamentos mais complexos, emprega-se desinfecção por ultravioleta ou osmose reversa (MAY, 2004).
[pic 1]
Figura 1: Sistema de capitação de águas de chuva. Fonte: ECOVILA, 2014.
Grings (2005) acredita que: Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são a demanda diária de água na propriedade, o índice médio de precipitação (chuva) por região em cada período do ano, tempo necessário para armazenagem, considerando um período mínimo de segurança e área de telhado necessário ou disponível para captação. O índice de precipitação poderá ser obtido em órgãos oficiais como Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Embrapa, Universidades, Prefeituras, etc.
...